Organon (NYSE: OGN), uma empresa internacional de saúde com foco na saúde feminina, anunciou um contrato com a Eli Lilly and Company (Lilly) para se tornar a única distribuidora e promotora dos medicamentos para enxaqueca Emgality® (galcanezumab) e RAYVOW™(lasmiditan) na Europa.1
O Emgality, um antagonista do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), anticorpo monoclonal humanizado, é indicado para a profilaxia da enxaqueca em adultos que têm pelo menos quatro dias de enxaqueca por mês. O RAYVOW é um agonista do receptor 5-HT1F da serotonina de primeira classe aprovado para tratamento da fase aguda de dor de cabeça e crises de enxaqueca, com ou sem aura em adultos.
“Este contrato de comercialização se alinha perfeitamente ao conjunto de tratamentos do sistema nervoso central da Organon em nosso portfólio de marcas estabelecidas e, o mais importante, fortalece ainda mais nossas ofertas para mulheres, que são desproporcionalmente afetadas pela enxaqueca”, disse Kevin Ali, Diretor Executivo da Organon. “Nossa enorme experiência comercial e nosso histórico comprovado nesta área terapêutica irá nos permitir levar estes importantes tratamentos a mais pacientes em toda a Europa que deles necessitam.”
A enxaqueca é a terceira doença mais comum no mundoi causando dores de cabeça recorrentes moderadas a graves, acompanhadas com frequência por outros sintomas debilitantes, incluindo náuseas, vômitos e sensibilidadeàluz e ao somii que pode interromper negativamente a vida diária de uma pessoa, incluindo vida familiar, carreira, educação, relacionamentos e rendimentosiii. A doença é três vezes mais comum em mulheres do que em homens, sendo uma das principais causas de incapacidade feminina.iv
“A Lilly está comprometida em ajudar as pessoas que vivem com enxaqueca, uma doença neurológica debilitante”, disse Ilya Yuffa, Vice-Presidente Executivo da Eli Lilly and Company e Presidente da Lilly International. “Estamos confiantes de que esta cooperação com a Organon irá ajudar ainda mais pessoas em toda a Europa a ter acesso a nossos tratamentos inovadores para enxaqueca.”
Sob os termos do contrato, a Organon irá se tornar a única distribuidora e promotora do Emgality e RAYVOW na Europa. A Lilly continuará sendo a titular da autorização de marketing e irá fabricar os produtos para venda.
A contraprestação total a ser pagaàLilly inclui um pagamento antecipado de US$ 50 milhões e pagamentos por marcos baseados em vendas. É esperado que a transação seja finalizada no primeiro trimestre de 2024, após concluída a revisão com as autoridades pertinentes e específicas ao país.
Sobre o Emgality®
O Emgality é um anticorpo monoclonal que se liga seletivamente ao peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em novembro de 2018.
Indicações e uso na UE:
Indicações terapêuticas: O Emgality é indicado para a profilaxia da enxaqueca em adultos que apresentam pelo menos 4 dias de enxaqueca por mês. Posologia e modo de administração: O Emgality deve ser indicado por médicos com experiência no diagnóstico e tratamento da enxaqueca.
Posologia: A dose recomendada é de 120 mg de galcanezumab injetado por via subcutânea uma vez ao mês, com uma dose de carga de 240 mg como dose inicial. Os pacientes devem ser instruídos a injetar uma dose omitida o mais rápido possível e depois retomar a dosagem mensal. O benefício do tratamento deve ser avaliado dentro de 3 meses após o início do tratamento. Qualquer decisão adicional de continuar o tratamento deve ser tomada individualmente. A avaliação da necessidade de continuar o tratamento é recomendada regularmente a partir de então.
Modo de administração:
Uso subcutâneo
Um paciente pode auto-injetar galcanezumab seguindo as instruções de uso. O galcanezumab deve ser injetado por via subcutânea no abdômen, coxa, parte posterior do braço ou na região glútea. Após o treinamento, os pacientes podem auto-injetar galcanezumab se um profissional de saúde definir que é adequado. Instruções completas para administração são indicadas no folheto informativo.
Sobre o RAYVOW™ (lasmiditan)
O RAYVOW é um tratamento oral que se une aos receptores 5-HT1F com alta afinidade, sendo aprovado pela EMA para o tratamento da fase aguda de dor de cabeça e crises de enxaqueca, com ou sem aura em adultos. Seus efeitos terapêuticos no tratamento da enxaqueca são presumivelmente mediados por efeitos agonistas no receptor 5-HT1F; contudo, o mecanismo preciso é desconhecido. O RAYVOW não é indicado para tratamento preventivo de enxaqueca. O RAYVOW pode ser prescrito a pacientes em doses orais de 50 mg, 100 mg e 200 mg, conforme necessário. Não devem ser tomados mais de 200 mg em 24 horas.
Indicações e uso na UE:
O RAYVOW é indicado para o tratamento da fase aguda de dor de cabeça e crises de enxaqueca, com ou sem aura em adultos.
Posologia e modo de administração:
Posologia: Em geral, a dose inicial recomendada em adultos é de 100 mg de lasmiditan para tratamento de crises agudas de enxaqueca. Se necessário, a dose pode ser aumentada a 200 mg para maior eficácia ou reduzida a 50 mg para maior tolerabilidade. Se a enxaqueca reaparecer dentro de 24 horas após a resposta inicial após tomar 50 mg ou 100 mg de lasmiditan, uma segunda dose da mesma concentração pode ser tomada. A segunda dose não deve ser tomada dentro de 2 horas após a dose inicial. Não devem ser tomados mais de 200 mg em 24 horas.
Se um paciente não responderàprimeira dose, é improvável que uma segunda dose seja benéfica no mesma crise. O lasmiditan pode ser tomado com ou sem alimentos.
Modo de administração: Uso oral.
Comentários