- Ouro Medicines alavancará US$ 120 milhões em financiamento para desenvolver novos engajadores de células T com potencial para redefinir o sistema imunológico em pacientes com doenças imunomediadas crônicas;
- Empresa é lançada com um ativo promissor em estágio clínico e pipeline de descoberta robusto;
- Empresa fundada pela Monograph Capital em parceria com a GSK; Série A co-liderada por TPG, NEA e Norwest.
São Francisco, 10 de janeiro de 2025 - A Ouro Medicines, uma empresa de biotecnologia que desenvolve terapias de reinicialização imunológica para pessoas que vivem com doenças imunomediadas crônicas, anunciou hoje seu lançamento com US$ 120 milhões em financiamento. A empresa foi fundada pela Monograph Capital em parceria com a GSK plc. A Série A foi co-liderada pela TPG Life Sciences Innovations, NEA e Norwest Venture Partners, com a participação da Monograph Capital, GSK, UPMC Enterprises, Boyu/Zoo Capital, LongRiver Investments e outros investidores não identificados.
As doenças imunomediadas crônicas abrangem uma série de condições em que as próprias células imunológicas do corpo desempenham um papel determinante. Esta categoria inclui doenças mediadas por células B, que constituem o foco imediato da empresa. Os tratamentos atuais para essas doenças geralmente requerem terapia imunossupressora contínua e podem ser minimamente eficazes com altos níveis de toxicidade.
Devido à sua alta potência, especificidade e relativa facilidade de administração e fabricação, os anticorpos engajadores de células T (TCEs) surgiram como uma modalidade terapêutica promissora para direcionar e esgotar populações de células patogênicas específicas que conduzem doenças imunomediadas. Ao esgotar as populações de células-alvo, os TCEs podem ser usados para redefinir o sistema imunológico a um estado anterior a essas células se tornarem patogênicas. Essa abordagem tem potencial para criar longos períodos de remissão em que a imunossupressão é desnecessária.
"Vemos uma tremenda oportunidade de definir o futuro do tratamento para pessoas com doenças imunomediadas, porque o padrão de atendimento hoje deixa muito a desejar", disse Jaideep Dudani, CEO da Ouro Medicines e diretor de portfólio da Monograph Capital. "Como classe, acreditamos que os TCEs têm propriedades que possibilitam desbloquear reinicializações do sistema imunológico com períodos de remissão durável e sem a necessidade de imunossupressão contínua. Ser capaz de atingir com precisão as populações de células com uma terapêutica de alta potência é crucial para esgotar linhagens inteiras de populações de células patogênicas para que possamos alcançar a reinicialização imunológica.
O candidato a produto mais avançado da Ouro é o OM336, um engajador de células T biespecíficas direcionado por BCMA recentemente licenciado pela Keymed Biosciences (2162.HK). O BCMA é altamente expresso em vários subtipos de células B que desempenham um papel na condução de várias indicações em que alta especificidade e potência são necessárias para alcançar a depleção quase completa das células B.
A Keymed Biosciences está atualmente estudando o OM336 (CM336) em um estudo de expansão de Fase 2 em andamento no mieloma múltiplo na China. A Ouro detém direitos exclusivos fora da Grande China e pretende iniciar seu primeiro estudo de Fase 1 em 2025. Exemplos de doenças mediadas por células B incluem lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren e miosite. Dados de prova de conceito de suporte foram gerados a partir do uso off-label de TCEs direcionados por BCMA nessas indicações.
"A TPG tem acompanhado o tema da depleção profunda de células B desde que os dados iniciais vieram das terapias com células CAR-T", disse Shinichiro Fuse, PhD, parceiro da unidade de negócios da TPG Life Sciences Innovations. "Na Ouro, encontramos uma equipe de liderança e um grupo de consultores que trazem profundo conhecimento das doenças imunomediadas e das principais modalidades investigadas para essas indicações, bem como uma vasta experiência na descoberta de medicamentos e no desenvolvimento clínico. Estamos entusiasmados em apoiar a empresa enquanto ela trabalha para desenvolver terapias de reinicialização imunológica que atendam a sérias necessidades não atendidas dos pacientes."
Por trás de seu programa principal, a Ouro pretende avançar em um amplo conjunto de programas de descoberta visando dimensões adicionais da biologia das células B. Esses programas investigam subconjuntos únicos de células B em comparação com as terapias existentes na clínica. Além disso, a experiência em engenharia de proteínas da Ouro está sendo aplicada a versões de próxima geração de novos TCEs para continuar a impulsionar tratamentos inovadores para doenças imunomediadas crônicas.
"A Monograph tem grande convicção de que a redefinição imunológica tem o potencial de mudar o curso de muitas doenças autoimunes", disse Tim Funnell, DPhil, membro do Conselho de Administração da Ouro Medicines e sócio da Monograph Capital. "Começamos a Ouro com a intenção de construir uma plataforma de descoberta para desbloquear terapias de reinicialização imunológica e estamos entusiasmados em acelerar o desenvolvimento da empresa trazendo o OM336, que acreditamos ser uma grande promessa com base no perfil pré-clínico e nos dados clínicos que vimos em oncologia. A combinação de aprendizados do programa clínico OM336 e as atividades de descoberta da Ouro nos dará uma base sólida, pois pretendemos construir a empresa líder em terapias de reinicialização imunológica."
A Ouro montou uma equipe de liderança com experiência em uma variedade de doenças e modalidades relevantes, incluindo:
- Jaideep Dudani, PhD, Diretor Executivo. Mais recentemente, Dudani fez parte da equipe fundadora da Human Immunology Biosciences (HI-Bio), onde liderou o desenvolvimento e a estratégia de portfólio antes da aquisição pela Biogen, e desempenhou funções multifuncionais em P&D, estratégia e desenvolvimento de negócios ao longo de sua carreira. Dudani também é diretor de portfólio da Monograph Capital.
- Neely Mozaffarian, MD, PhD, Diretora Médica. Mozaffarian foi anteriormente Diretor Médico da GentiBio e da Atomwise, com experiência em grandes empresas farmacêuticas na Johnson & Johnson, Gilead, Eli Lilly e AbbVie, liderando o desenvolvimento de medicamentos biológicos e pequenas moléculas.
- Christina Carlson, JD, Diretora Administrativa. Carlson atuou mais recentemente como Conselheira Geral da Human Immunology Biosciences (HI-Bio) e traz quase 20 anos de experiência farmacêutica e jurídica para sua função na Ouro.
- Kevin P. Baker, PhD, Diretor de Desenvolvimento. Baker foi anteriormente Diretor de Desenvolvimento da Pionyr Immunotherapeutics, onde liderou uma equipe que desenvolve anticorpos monoclonais e proteínas para modular o microambiente tumoral, e tem profunda experiência em programas de pesquisa em imuno-oncologia e imunologia.
O Conselho de Administração da Ouro inclui Shinichiro Fuse, PhD (TPG), Matt McAviney, MD (NEA), Brian Matesic, MD (Norwest), Tim Funnell, DPhil (Monografia) e Bo Chen, PhD (Keymed).
Apoiando a equipe de liderança da Ouro estão vários consultores clínicos profundamente experientes, incluindo John Davis, MD, MPH, presidente da Norte Health Consulting e ex-membro do conselho consultivo científico da HI-Bio; Matthew Baker, MD, MS, Chefe Clínico da Divisão de Imunologia e Reumatologia da Universidade de Stanford e Co-Diretor do Programa Multidisciplinar de Sarcoidose de Stanford; e Stanford Peng, MD, PhD, mais recentemente Presidente e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Alpine Immune Sciences.
Sobre a Ouro Medicamentos
A Ouro Medicines é uma empresa de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento de terapias de imunorreinicialização para pessoas que vivem com doenças imunomediadas crônicas. A abordagem da Ouro está focada em alavancar os engajadores de células T em doenças mediadas por células B para obter redefinições imunológicas que criam remissões duráveis sem imunossupressão contínua. Com sede em São Francisco e lançada em 2025, a Ouro foi fundada pela Monograph Capital em parceria com a GSK. A Ouro também é apoiada pelos principais investidores TPG, NEA e Norwest. Para mais informações, visite https://www.ouromedicines.com/ ou siga-nos no LinkedIn @ouromedicines.
Comentários