Pague Menos anuncia receita bruta de R$ 3,1 bilhões

unnamed-7-1-1-1-702x459.jpg

Foto: Pague Menos

 

Plataforma omnichannel responde por 13,4% das vendas totais via canais digitais, com incremento de 2,2p.p. em relação ao 1T23

 
Pague Menos acaba de anunciar os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Um dos destaques do período é o aumento no EBITDA da companhia, com avanço de 77,5% sobre o 1T23, chegando a R$ 96,9 milhões.
 
Já margem EBITDA chegou a 3,1%, aumento de 1,2 p.p em relação ao mesmo período do ano anterior. No 1T24, a companhia registrou receita bruta de R$ 3,1 bilhões, com aceleração significativa em ambas as bandeiras. “Os resultados do período são fruto da combinação entre crescimento de venda e expansão relevante na rentabilidade, reforçando nossa convicção de que temos grandes oportunidades pela frente”, explica Jonas Marques, CEO da Pague Menos e Extrafarma.

 

Crescimento consolidado

A rede também registrou aumento acima da inflação nas vendas de mesmas lojas, com destaque para o fechamento da lacuna de vendas das lojas Extrafarma em comparação à Pague Menos.
 
O crescimento mesmas lojas consolidado foi de 9,6% no trimestre; sendo 8,5% no portfólio de lojas Pague Menos e 15,1% em Extrafarma. “O aumento expressivo das vendas em Extrafarma reflete a melhoria operacional executada ao longo do último ano”, destaca Jonas.
 
Os principais ganhos foram gerados pelas iniciativas de otimização de footprint (fechamentos e conversões) e incremento de vendas (CRM, canais digitais e ampliação de sortimento). Ao longo dos próximos meses, o foco da companhia seguirá voltado para melhorias operacionais, com incremento de venda média e maior alavancagem operacional.

 

Ganho de eficiência

O ciclo de caixa operacional, por sua vez, chegou a 60 dias, contra 65 no mesmo período de 2023.
 
Na prática, o ganho de eficiência foi ainda maior, uma vez que nos últimos doze meses a companhia esteve empenhada na redução do volume de antecipação de recebíeis e subiu o prazo médio de recebimento (PMR) de nove para 18 dias. A redução no nível de estoques, que passou de 129 dias no 1T23 para 113 no 1T24, também impulsionou a diminuição do capital empregado. Atualmente, o esforço na redução do prazo médio de estoques  está concentrado em três frentes: redução no volume de produtos em excesso; melhorias no algoritmo de reposição de produtos; e melhoria no giro de estoques, especialmente nas lojas Extrafarma, com crescimento da venda média por loja.
 
O nível de endividamento no 1T24, medido pela razão da dívida líquida e EBITDA ajustado, foi de 2,6x contra 3,0x no primeiro trimestre de 2023. O perfil da dívida segue evoluindo favoravelmente, com alongamento de prazos e redução nos custos de financiamento. O spread médio ponderado, que ao final do 4T23 era de CDI + 2,19%, reduziu para CDI + 1,97% no 1T24.

 

Omnicanalidade

A estratégia omnichannel da companhia continua avançando de forma consistente. Os múltiplos canais digitais totalizaram R$ 416 milhões em vendas no 1T24, crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
 
A participação nas vendas totais alcançou 13,4%, incremento de 2,2p.p. em relação ao 1T23, com fechamento progressivo na lacuna entre as bandeiras. A rede passou a oferecer a opção de vendas pelo WhatsApp no final de 2023. A iniciativa ganhou tração no 1T24, com a incorporação de novas funcionalidades e melhorias na experiência de compra. Atualmente, a companhia é a única do varejo farmacêutico a operar essa modalidade de vendas de forma 100% automatizada e escalável, graças ao uso de inteligência artificial conversacional.

 

Hub de Saúde

Ao longo do período, o Clinic Farma realizou 1,9 milhão de atendimentos, superando a marca de 5 milhões nos últimos 12 meses. “O Clinic Farma é uma iniciativa pioneira lançada pela Pague Menos há 10 anos e tem papel importante na oferta de serviços básicos de saúde à população, ajudando a desafogar o sistema público”, completa Jonas.
 
Já o serviço de vacinação cresceu cinco vezes em comparação ao mesmo período de 2023 graças à mudança para um modelo próprio, em que a companhia é responsável pelo estoque e aplicação dos imunizantes. Atualmente, a companhia conta com 36 salas de vacinação, com previsão para ampliação para aproximadamente 100 lojas até o final do ano.

 

Avanços na agenda ESG

Em 2023 a companhia antecipou mais de sete metas ESG previstas para o ano de 2025.  Entre os destaques estão os avanços na gestão de riscos, métricas e metas visando a mitigação dos impactos ambientais das operações, bem como a geração de impacto positivo nos ecossistemas de atuação.
 
Outro destaque foi a implantação de coleta seletiva na sede, em Fortaleza (CE), com expansão para os Centros de Distribuição ao longo de 2024. Em cerca de 40% das lojas, os clientes são incentivados a depositarem medicamentos vencidos e pilhas usadas em coletores específicos para destinação adequada por empresas credenciadas. Apenas em 2023, os itens descartados somaram mais de 5 toneladas. A companhia também celebra o aumento da presença feminina: atualmente, as mulheres respondem por 60% do quadro funcional, além de 64% dos cargos de liderança.
 
 
Fonte: Pague Menos
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob