Foto: Pague Menos
Plataforma omnichannel responde por 13,4% das vendas totais via canais digitais, com incremento de 2,2p.p. em relação ao 1T23
A Pague Menos acaba de anunciar os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Um dos destaques do período é o aumento no EBITDA da companhia, com avanço de 77,5% sobre o 1T23, chegando a R$ 96,9 milhões.
Já margem EBITDA chegou a 3,1%, aumento de 1,2 p.p em relação ao mesmo período do ano anterior. No 1T24, a companhia registrou receita bruta de R$ 3,1 bilhões, com aceleração significativa em ambas as bandeiras. “Os resultados do período são fruto da combinação entre crescimento de venda e expansão relevante na rentabilidade, reforçando nossa convicção de que temos grandes oportunidades pela frente”, explica Jonas Marques, CEO da Pague Menos e Extrafarma.
Crescimento consolidado
A rede também registrou aumento acima da inflação nas vendas de mesmas lojas, com destaque para o fechamento da lacuna de vendas das lojas Extrafarma em comparação à Pague Menos.
O crescimento mesmas lojas consolidado foi de 9,6% no trimestre; sendo 8,5% no portfólio de lojas Pague Menos e 15,1% em Extrafarma. “O aumento expressivo das vendas em Extrafarma reflete a melhoria operacional executada ao longo do último ano”, destaca Jonas.
Os principais ganhos foram gerados pelas iniciativas de otimização de footprint (fechamentos e conversões) e incremento de vendas (CRM, canais digitais e ampliação de sortimento). Ao longo dos próximos meses, o foco da companhia seguirá voltado para melhorias operacionais, com incremento de venda média e maior alavancagem operacional.
Ganho de eficiência
O ciclo de caixa operacional, por sua vez, chegou a 60 dias, contra 65 no mesmo período de 2023.
Na prática, o ganho de eficiência foi ainda maior, uma vez que nos últimos doze meses a companhia esteve empenhada na redução do volume de antecipação de recebíeis e subiu o prazo médio de recebimento (PMR) de nove para 18 dias. A redução no nível de estoques, que passou de 129 dias no 1T23 para 113 no 1T24, também impulsionou a diminuição do capital empregado. Atualmente, o esforço na redução do prazo médio de estoques está concentrado em três frentes: redução no volume de produtos em excesso; melhorias no algoritmo de reposição de produtos; e melhoria no giro de estoques, especialmente nas lojas Extrafarma, com crescimento da venda média por loja.
O nível de endividamento no 1T24, medido pela razão da dívida líquida e EBITDA ajustado, foi de 2,6x contra 3,0x no primeiro trimestre de 2023. O perfil da dívida segue evoluindo favoravelmente, com alongamento de prazos e redução nos custos de financiamento. O spread médio ponderado, que ao final do 4T23 era de CDI + 2,19%, reduziu para CDI + 1,97% no 1T24.
Omnicanalidade
A estratégia omnichannel da companhia continua avançando de forma consistente. Os múltiplos canais digitais totalizaram R$ 416 milhões em vendas no 1T24, crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A participação nas vendas totais alcançou 13,4%, incremento de 2,2p.p. em relação ao 1T23, com fechamento progressivo na lacuna entre as bandeiras. A rede passou a oferecer a opção de vendas pelo WhatsApp no final de 2023. A iniciativa ganhou tração no 1T24, com a incorporação de novas funcionalidades e melhorias na experiência de compra. Atualmente, a companhia é a única do varejo farmacêutico a operar essa modalidade de vendas de forma 100% automatizada e escalável, graças ao uso de inteligência artificial conversacional.
Hub de Saúde
Ao longo do período, o Clinic Farma realizou 1,9 milhão de atendimentos, superando a marca de 5 milhões nos últimos 12 meses. “O Clinic Farma é uma iniciativa pioneira lançada pela Pague Menos há 10 anos e tem papel importante na oferta de serviços básicos de saúde à população, ajudando a desafogar o sistema público”, completa Jonas.
Já o serviço de vacinação cresceu cinco vezes em comparação ao mesmo período de 2023 graças à mudança para um modelo próprio, em que a companhia é responsável pelo estoque e aplicação dos imunizantes. Atualmente, a companhia conta com 36 salas de vacinação, com previsão para ampliação para aproximadamente 100 lojas até o final do ano.
Avanços na agenda ESG
Em 2023 a companhia antecipou mais de sete metas ESG previstas para o ano de 2025. Entre os destaques estão os avanços na gestão de riscos, métricas e metas visando a mitigação dos impactos ambientais das operações, bem como a geração de impacto positivo nos ecossistemas de atuação.
Outro destaque foi a implantação de coleta seletiva na sede, em Fortaleza (CE), com expansão para os Centros de Distribuição ao longo de 2024. Em cerca de 40% das lojas, os clientes são incentivados a depositarem medicamentos vencidos e pilhas usadas em coletores específicos para destinação adequada por empresas credenciadas. Apenas em 2023, os itens descartados somaram mais de 5 toneladas. A companhia também celebra o aumento da presença feminina: atualmente, as mulheres respondem por 60% do quadro funcional, além de 64% dos cargos de liderança.
Fonte: Pague Menos
Comentários