Desde que implantou o Clinic Farma – modelo que oferece salas dentro das lojas, exclusivamente para serviços básicos de atenção à saúde –, as farmácias Pague Menos viram saltar o número de clientes em 4,5 vezes no ano passado, quando comparado com 2016.

]Em Belo Horizonte, a previsão é a de que até o final de março a rede inaugure mais seis lojas, todas com o atendimento Clinic Farma. Hoje, das 23 lojas em BH, nove oferecem o atendimento. Em Minas, onde a rede de farmácias tem 54 unidades, 34 já oferecem o Clinic Farma.

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De janeiro a dezembro do ano passado, foram realizados 1.597.727 atendimentos farmacêuticos, beneficiando 696.373 clientes. Em 2016 este número foi de 364.430, e reflete o investimento da rede neste modelo, no qual é pioneira desde 2014.

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Mantêm um crescimento médio anual (CAGR, em português: Taxa de Crescimento Contábil Anual) de 20% nos últimos dez anos, um dos maiores índices de crescimento contínuos do Brasil. 

A empresa conta hoje com 1.090 lojas, das quais 655 com unidades do Clinic Farma e 22 mil colaboradores que atuam em 346 municípios.
“Todas as lojas inauguradas pela Pague Menos, após a implantação do modelo, já contam com salas do gênero. Além das 655 em funcionamento, pelo menos outras 120 já estão em fase final de implantação e devem ser inauguradas ainda este ano”, conclui a coordenadora técnica farmacêutica da rede, Cristiane Feijó.

Como funciona
O farmacêutico pode realizar testes de aferição de pressão arterial e glicemia, além de acompanhamento e orientação para perda de peso, anamnese farmacêutica, aplicação de brincos, orientação e controle de asma, controle de colesterol e combate ao tabagismo. O atendimento é realizado individualmente em uma sala privativa e está aberto ao público.

Em BH, de acordo com a coordenadora farmacêutica do grupo em Minas, Raiane Pretes, a maior parte das pessoas atendidas é idosa. 
“Acompanhamos a medicação e auferimos a pressão rotineiramente. Qualquer alteração, encaminhamos imediatamente para o médico”, afirma.
Após cada atendimento, o paciente recebe uma declaração do serviço prestado e um cartão de acompanhamento, para que ele possa levar ao médico ou outros profissionais de saúde. 

ara Raiane, o maior objetivo não é somente a fidelização da clientela, mas “ajudar a sociedade”. “Estamos fazendo com que as pessoas deixem de adoecer”, diz. Ainda segundo ela, o método tem unido mais os profissionais da saúde e os pacientes. “É muito comum enviarmos cartas para os médicos alertando para as condições do paciente”, conta.

“O farmacêutico é capacitado para orientar e conscientizar o paciente para um correto controle das patologias. E por ser um profissional de mais fácil acesso, pode realizar um acompanhamento de frequência diária, semanal ou até mensal, auxiliando na qualidade de vida dos clientes”, completa Cristiane, a coordenadora nacional. 

O projeto foi regulamentado por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segue também recomendações e protocolos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além dos postos do Clinic Farma, as Farmácias Pague Menos mantêm desde 2000 o pioneiro serviço SAC Farma, único no Brasil em operação 24 horas e 365 dias por ano pelo telefone. 

O atendimento telefônico é realizado por uma equipe de profissionais farmacêuticos e acadêmicos da área de farmácia, que orienta e tira dúvidas do consumidor. As maiores demandas são sobre remédios controlados, genéricos e contraindicações.