Palavras agradáveis são como um favo de mel

9849633500?profile=original

Imagem de Hans Benn por Pixabay

 

 

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos. Provérbios 16:24

 

Na semana passada citei um texto do rei Salomão que foi escrito muitos anos antes de Cristo. Neste artigo trago um provérbio também escrito por ele.

 

Em algum momento da vida você teve a oportunidade de ouvir palavras que trouxeram conforto, bem-estar, paz para sua vida? Talvez num bate-papo com um amigo, ou alguém da sua família, alguém que repentinamente surgiu, falou algo e fez toda a diferença.

Momentos como esses são preciosos. Não tem sido uma ou duas vezes que tenho ouvido pessoas comentarem sobre essas ricas oportunidades. Pena que tem sido cada vez mais raras.

Pense num mundo sem comunicação, sem os símbolos que representam as letras ou os números, seria intrigante tentar viver essa realidade.

No texto em destaque o rei Salomão diz que palavras podem ser comparadas com favo de mel, em seu ponto de vista, alegram nossas almas pela sua doçura e são como bálsamo, pois curam o nosso corpo. Interessante ver essas figuras da natureza nos trazendo sabedoria.

As abelhas constroem o favo de mel com cera, que é produzida em glândulas inferiores no seu abdômen.

Não sei se sabia, mas além das propriedades citadas acima, o favo de mel é considerado uma maravilha da engenharia.

Em 1999, o americano Thomas Callister Hales um matemático e Ph.D. pela Universidade de Princeton provou matematicamente que hexágonos regulares são a melhor maneira de dividir um espaço em partes iguais com o mínimo de sustentação estrutural e o chamou de “conjectura do favo de mel”.

Atualmente, há um esforço para se imitar a estrutura do favo de mel no desenvolvimento de estruturas resistentes, com melhor aproveitamento de espaço, por exemplo a engenharia aeronáutica utiliza esse formato para construir aviões mais fortes, mais leves e com menor consumo de combustível.

Nesse último artigo da série do acróstico UMBIGO, vamos às letras I, G e O:

 

4 - IODO

O Iodo tem propriedades antissépticas, curativas e desinfetantes.

Uma comunicação e postura sábia em nossos ambientes, seja o corporativo, familiar, social, acadêmico, ou qualquer outro é um balsamo para a organização, trazendo menos estresse, previne posturas indesejadas e nocivas que focam resultados positivos e duradouros. 

 

5 - GÁLIO

Encontramos o Gálio na forma líquida em temperaturas ambientes. Além dele há apenas outros 5 elementos nesta forma.

Você é alguém diferenciado no mundo corporativo ou está no meio da massa agindo em seu benefício ou da coletividade? Seja diferenciado no trato com seus colegas e amigos.

 

6 - OXIGÊNIO

Não conseguimos viver sem ele. É um gás incolor, inodoro e insípido, comburente, não combustível,  pouco solúvel em água e é usado na respiração celular.

O seu modo de viver, de agir e se comportar, tem comunicado o que? Tem cor? Azul? Vermelha? Tem fragrância agradável? Seu comportamento constrói o coletivo ou arde no fogo individual? Nossa postura tem criado uma “respiração” saudável no seu ambiente ou tem levado seus colegas a se afogarem?

 

Conclusão

Quero fazer uma analogia dos elementos químicos acima e nosso comportamento, que na maioria das vezes é que nos leva para fora das organizações.

Nossa comunicação abrange o que dizemos e nossa expressão corporal. Um olho arregalado, um dedo em riste, o franzir da testa, um sorriso, um levantar e baixar a cabeça dizem muito mais que as palavras.

O pesquisador americano Ray Birdwhistell estudou, o que ele chamou de cinésica, que é o estudo da comunicação não verbal. Ele estimou que "não mais que 30% a 35% do significado social de uma conversa ou interação é transmitido por palavras".

Em meu entendimento, pelo estudo do Ray Birdwhistell, nosso grande desafio é sermos congruentes com o que dizemos, pois representa 30 a 35 da comunicação, com aquilo que fazemos e expressamos, que compõem a parte da comunicação.

Está aí a importância de não sermos impulsivos com a boca, pois certamente trará consequência, pois aquilo que fazemos grita muito mais em nossos ouvidos, que aquilo que falamos.

Que tenhamos uma comunicação favo de mel: doces para a alma e que traz cura; nossa postura seja sabia e bálsamo como o Iodo; nossa expressão diferenciada como o Gálio e por fim, como o oxigênio, outros possam exalar da fragrância de nossa expressão coletiva.

Que o breve estudo que tenho feito permita adquirirmos sabedoria para vivermos cada vez mais de modo plural e coletivo neste mundo.

Acompanhe nos próximos artigos e pensamentos.

 

Valeu, até a semana que vem!

 

Joni Mengaldo

Quer falar comigo? Me escreva: dikajob@dikajob.com.br

 

______________________________________________________________ 

 

Este artigo é sequência dos seguintes artigos, que você pode ler:

1 - Expressão da Espiritualidade

LinkedIn: http://bit.ly/32w03ss

Dikajob: http://bit.ly/2qpChjK

 

2 - Expressão do Amor

LinkedIn: http://bit.ly/2MKyx4V

Dikajob: http://bit.ly/2WluvDz

 

 3 - Vivendo um mundo cada vez mais umbigo

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

 4 - É melhor ter companhia do que estar sozinho

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob