Da expansão da rede, 17 novos pontos foram acrescentados durante o segundo trimestre
ANDRESSA PUFAL/JC
Crescimento de venda acima da média do mercado foi acompanhado por aumento de 40,7% no EBITDA ajustado
O Grupo Panvel registra números fortes no segundo trimestre de 2022. A companhia alcançou R$ 1,06bilhão de receita bruta, crescimento de 26,7% em comparação com o mesmo período de 2021 e um EBITDA Ajustado de R$ 56 milhões, alta de 40,7%. O lucro líquido ajustado do período foi de R$ 28 milhões, aumento de 15,8%.
O bom resultado nas vendas foi impulsionado pela evolução do fluxo de clientes nas lojas físicas e digitais, sejam eles novos ou sejam eles os mesmos clientes comprando com maior frequência.
Todavia, cabe ressaltar, então, a importância da venda de medicamentos no período, que se beneficiaram de fatores como a baixa ruptura de estoques na rede.
Ênfase
Outro destaque do período foi a abertura de novas lojas físicas, que segue, portanto, o plano traçado pela companhia, de crescimento consistente.
Já no segundo trimestre de 2022, foram inauguradas 17 novas lojas, com um total de 32 novas farmácias no primeiro semestre deste ano. Já no acumulado dos últimos doze meses, a empresa inaugurou 65 lojas.
A saber, hoje, o Grupo soma 538 lojas na Região Sul — 379 no Rio Grande do Sul, 64 em Santa Catarina e 89 no Paraná – e seis em São Paulo.
“O constante investimento em lojas, em pessoas e em tecnologia para manter a qualidade da operação foram fundamentais para mais um trimestre muito satisfatório para a companhia. Esse desempenho de vendas antecipou números que eram esperados para exercícios posteriores, mesmo em um cenário de desafios”, afirma, então, o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.
Outro fator importante para o desempenho da companhia foi a continuidade da alta penetração do digital nas vendas da Panvel, que alcançou 15,7%, crescimento de 24,1% em relação, então, ao segundo trimestre de 2021.
Portanto, o forte resultado está relacionado à estrutura de entrega de última milha, desenvolvida de forma estratégica pela empresa.
Além dos dois centros de distribuição em Eldorado do Sul (RS) e São José dos Pinhais (PR), o Grupo Panvel conta com nove mini-CDS ou dark stores e 130 lojas híbridas.
Agilidade
“O ambiente estruturado para atender os nossos clientes com agilidade é essencial para seguirmos com nossos planos de expansão, priorizando a qualidade do atendimento. Prova disso é, que no segundo trimestre de 2022, 97% das nossas entregas foram realizadas dentro do prazo, e estamos aumentando rapidamente nossa capacidade de entregar em até uma hora em todas as praças que estamos presentes”, reforça Mottin.
Adicionalmente, a empresa apresentou ao mercado em julho deste ano o seu marketplace, que contribui para complementar a cesta de compras dos clientes com novos produtos nos pilares de saúde e bem-estar.
Liderança nos serviços
Com estrutura robusta e expertise na prestação de serviços, o Grupo Panvel manteve, no segundo trimestre de 2022, a liderança em serviços, com marketshare de 28,2% na Região Sul.
Isso quer dizer 213 mil testes rápidos realizados, 100 mil vacinas aplicadas e 47 mil outros serviços.
O Grupo fechou o trimestre com 328 lojas com Panvel Clinic, um acréscimo de 42 sala sem relação mesmo período do ano anterior.
Marca própria Panvel
A venda de produtos Panvel cresceu 9,8% em relação ao segundo trimestre de 2021, com a participação de 6,4% das vendas do varejo e 17,9%, então, sobre as vendas de higiene e beleza da rede.
Retirando da base itens relacionados ao Covid 19, como máscaras, o crescimento de venda no período foi, então, de 22,2%.
“Esses patamares mantêm a Panvel como benchmark do varejo farma quando o assunto é marca própria. A fidelidade do público aos produtos Panvel tem sido um dos principais destaques para a área de produtos”, aponta o diretor Financeiro e de Relação com Investidores do Grupo Panvel, Antônio Napp. De acordo com dados da empresa, cerca de 45% dos clientes ativos investem periodicamente em itens marca.
Linha natural
Destaque especial para a linha Vert, composta de itens naturais e veganos, que apresentou, portanto, evolução em vendas de 130% neste segundo trimestre.
“O resultado reflete o movimento da marca em disponibilizar uma linha de produtos atuais, atendendo ao aumento da demanda e à tendência de um consumo mais consciente, com a preservação do meio ambiente e do bem-estar animal”, explica Mottin Neto.
A marca Panvel Make Up consolida-se, então, na liderança da categoria de maquiagem, um pilar estratégico para o Grupo, com evolução de 64,4% nas vendas.
Fonte Grupo Panvel
Comentários