jWStnCXbQFSTWdA-XEXCBI5EfrzSe1qw6BGB-qp68Wqmykd2pdsMhH3jcgFJXK3VK5T8p219c9Bm9nmocUrA3417C5a5nSqBKgy12NpcQcSVQwfNry8xpPB6UdFtPo9nWtUC6ubTKRNj_HYF?profile=RESIZE_710x

Um pouco de como Santa Catarina desponta na tecnologia em todas as áreas

Por Fabrício Vitorino

O Prêmio Inovação Catarinense, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), teve o resultado divulgado no último dia 19, em Florianópolis. Um sistema de segurança para piscinas, a pele criada in vitro e um projeto que fez o celular deixar de ser o vilão das escolas foram os destaques.

O projeto da professora de escola pública da Capital Giselle Araújo e Silva de Medeiros levou o prêmio categoria “Professor Inovador”. Junto com outros professores, Giselle desenvolveu apps para solucionar problemas reais da região, como o App Pet, que ajuda na localização de animais domésticos abandonados, e o Recycle Mapp, que cria um mapa colaborativo com os locais de entrega de resíduos sólidos.

O Vale do Itajaí teve dois profissionais premiados pela Fapesc: Sebastião Luiz Vieira e Gustavo Mendes da Silva. Vieira levou o 1º lugar na categoria Inventor Independente com a Safety Box, equipamento que muda o fluxo dos filtros de piscina e evita acidentes – ao menor contato do ralo com cabelo ou qualquer parte do corpo, o sistema reverte rapidamente a corrente de água e joga a vítima para a superfície. Já Mendes da Silva criou uma versão da padiola, instrumento da construção civil, que evita desperdício e exige menos esforço dos trabalhadores.

Outro grande destaque foi a pele humana criada in vitro, que vai permitir testes de medicamentos e produtos de beleza sem a necessidade de uso de animais no processo. Com o projeto, a empresa de Florianópolis Biocelltis Biotecnologia ficou em 1º lugar na categoria Inovação em Produto. O tecido criado pela empresa também é capaz de repor a área afetada por câncer de pele, mama e queimaduras. O produto está em fase de validação e deve seguir para comercialização no segundo semestre de 2020.

Com 124 projetos e 30 finalistas em 11 categorias, a premiação focou na inovação em SC. O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca a premiação:

– Essas pessoas transformam nosso Estado no que ele é: inovador, empreendedor, e mostraram que a inovação está no DNA de SC – afirmou.

Fonte: NSC Total
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob