RIO DE JANEIRO, PRNewswire/ -- A Aliança a favor de Medicamentos Biológicos Seguros (ASBM - Alliance for Safe Biologic Medicines) compartilhou hoje os resultados de uma pesquisa que examinou as perspectivas de 399 médicos distribuídos igualmente em quatro países: Argentina, Brasil, Colômbia e México. A pesquisa foi conduzida em maio de 2015 e foi apresentada na América Latina pela primeira vez na Conferência BIO América Latina de 2015, dois dias após os seus resultados terem sido compartilhados com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça.
A pesquisa revelou que os médicos da América Latina em sua grande maioria apóiam a proposta de utilização de um Qualificador Biológico (BQ), o qual diferenciaria biológicos similares uns dos outros para assegurar prescrição clara, distribuição e acompanhamento de longo prazo da segurança e eficácia. Conforme a proposta BQ isso seria alcançado pela adição de um código de 4 letras designado para cada produto e anexado a um nome raiz compartilhado, uma abordagem similar àquela recentemente proposta pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA – U.S. Food and Drugs Administration).
Quando perguntados "Você acha que o 'qualificador biológico' [proposto pela OMS] seria útil para ajudá-lo a assegurar que seus pacientes recebam os medicamentos corretos que você lhes prescreveu?", 94% responderam "Sim". Os médicos no Brasil apresentaram o apoio mais forte com 97% deles apoiando a proposta da OMS.
"Pode haver confusão quando dois ou mais medicamentos biológicos similares compartilham o mesmo Nome Internacional Não Proprietário (INN - International Nonproprietary Name); isto é um fenômeno que documentamos em todo o mundo", disse o Presidente do Conselho da ASBM, Harry Gewanter, MD, que apresentou os dados.
A pesquisa latino-americana completa, bem como as pesquisas anteriores da ASBM, estão disponíveis no endereço www.safebiologics.org.
Sobre a Aliança a favor de Medicamentos Biológicos Seguros
A Aliança a favor de Medicamentos Biológicos Seguros (ASBM - Alliance for Safe Biologic Medicines) é uma organização composta por diversos grupos de cuidados com a saúde e indivíduos desde pacientes até médicos, companhias de biotecnologia que desenvolvem medicamentos biossimilares inovadores e outros que estão trabalhando juntos para garantir que a segurança dos pacientes esteja na linha de frente da discussão da política dos biossimilares.
Para mais informações, entre em contato com:
Michael Reilly
Diretor Executivo
Alliance for Safe Biologic Medicines
Fone: +1-202-222-8326
E-mail: Michael@safebiologics.org
To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/pesquisa-a-maioria-dos-medicos-considera-util-o-plano-da-oms-para-nomes-biologicos-biossimilares-distintos-300161375.html
FONTE Alliance for Safe Biologic Medicines
Comentários