Imagem de janjf93 por Pixabay
Nova edição da pesquisa da Ipsos, em parceria com a Sindusfarma, analisou a performance das empresas farmacêuticas em 2019. A “3ª Pesquisa Performance Farmacêutica” é um levantamento anual com médicos de diversas especialidades para entender qual empresa do setor se diferencia entre três temas principais: imagem corporativa, presença e produto. A Eurofarma é a marca que possui os produtos com melhor custo-benefício em sete especialidades.
A pesquisa traz a análise em 16 especialidades: ortopedia, reumatologia, cardiologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, neurologia, ginecologia, pediatria, dermatologia, oncologia, urologia, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, hematologia e clínica geral. O levantamento analisou a imagem corporativa (inovação, ações de marketing, confiança, preferência e recomendação), presença (mais próximo, visitas mais frequentes e melhor representante) e produtos (genéricos de qualidade, produtos de qualidade e melhor custo benefício).
Confira os indicadores mais relevantes de acordo com cada área:
Cardiologia: Pfizer e Novartis, pela ordem, concentraram a maior parte das recomendações e foram as mais bem avaliadas em sete quesitos.
Clínica geral: O Aché foi campeão em recomendações, seguido de perto pela Novartis e pela Pfizer. A Eurofarma destacou-se pela excelência dos genéricos e de sua equipe de representantes.
Dermatologia: A La Roche-Posay foi recomendada por 92% dos médicos. Já o Aché foi citado especialmente pela maior proximidade e pela relação custo-benefício.
Endocrinologia: A Novo Nordisk foi a primeira colocada em todos os indicadores vinculados à imagem corporativa e também à presença da equipe.
Gastroenterologia: Sete das dez categorias foram encabeçadas pela Takeda, inclusive as de confiança, inovação e recomendação.
Ginecologia: A Bayer foi a melhor em oito quesitos e ainda mereceu 90% de recomendação.
Hematologia: Com 90% de recomendação cada, Janssen e Roche dominaram a lista. A Medley mereceu destaque pela produção dos genéricos. Pesquisa
Neurologia: Uma das áreas que apresentou mais pulverização nos resultados, com a inovação liderada pela Biogen e a Libbs ganhando em preferência e por ter os melhores representantes. A Novartis foi eleita a mais confiável e a de melhor qualidade; e a Eurofarma chamou a atenção pelo custo-benefício e pela proximidade.
Oncologia: A Roche recebeu recomendação de 84% dos entrevistados e venceu em nove das dez categorias.
Ortopedia: Aché, Eurofarma e Pfizer revezaram-se entre as mais bem avaliadas, com o Aché liderando no quesito recomendação.
Otorrino: O Aché recebeu menções especialmente pelas ações de marketing e pelo time de representantes, mas a melhor recomendação foi destinada à GSK, seguida de perto pela Sanofi.
Pediatria: Oito categorias foram lideradas por Aché ou GSK, mas foi a Sanofi a mais recomendada.
Pneumologia: A GSK recebeu 90% de recomendação e foi a mais citada em nove dos dez quesitos.
Psiquiatria: Os melhores indicadores foram registrados por Libbs e Lundbeck, que ganharam mais votos pela confiança e inovação, respectivamente.
Reumatologia: a Janssen foi líder em metade dos quesitos e considerada a mais presente, enquanto a Pfizer recebeu 77% de recomendação e a EMS ganhou na relação custo-benefício.
Urologia: Com 73% de recomendação, a Astellas é dona da melhor imagem corporativa, enquanto a Eurofarmasobressaiu pelo custo-benefício dos medicamentos e pela frequência de visitas.
“Após três anos, a pesquisa vem se consolidando como uma ferramenta importante para a indústria acompanhar a evolução de seus investimentos junto ao target médico, principal steakholder do setor”, ressalta Fabrizio Rodrigues Maciel, diretor de Healthcare na Ipsos no Brasil.
A pesquisa online foi realizada no Brasil em junho e julho de 2019 com 650 médicos de 16 especialidades diferentes.
Veja a pesquisa completa AQUI
Comentários