A Importância da Informação e Conscientização sobre a Hiperplasia Prostática Benigna
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição que afeta muitos homens acima dos 50 anos, caracterizada pelo aumento não cancerígeno da próstata. Uma pesquisa recente realizada pela indústria farmacêutica Apsen, com o apoio das Sociedades Brasileiras de Urologia do Rio de Janeiro e de São Paulo, revelou um dado preocupante: 60% dos homens nessa faixa etária acreditam erroneamente que a HPB pode evoluir para câncer. Este equívoco destaca a necessidade crítica de acesso à informação de qualidade e conscientização sobre a condição.
A campanha FelizIdade, promovida pela Apsen, visa justamente a esclarecer a população sobre a HPB e incentivar os homens a investigarem possíveis sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental, pois permite um tratamento mais eficaz, reduzindo sintomas e prevenindo complicações renais e vesicais. Wagner Matheus, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – seccional São Paulo, enfatiza que o acompanhamento médico contínuo e ajustes no tratamento são essenciais para garantir o bem-estar dos pacientes. Informou o portal Medicina SA.
A pesquisa também apontou uma lacuna significativa na realização de exames preventivos. Apenas 39% dos homens com mais de 50 anos realizaram exames para detectar o aumento da próstata no último ano, e 36% nunca fizeram o exame. Esse número é ainda mais alarmante na classe C, onde 40% dos homens nunca passaram por exames como toque retal, PSA ou ultrassonografia. Além disso, mesmo entre aqueles que conhecem os exames e seus benefícios, menos da metade os realizam com a regularidade necessária.
O estudo destaca a influência de barreiras culturais e preconceitos que impedem muitos homens de realizar o exame de toque retal, um procedimento crucial para o diagnóstico precoce da HPB. A campanha FelizIdade busca quebrar esses tabus e encorajar uma abordagem mais proativa em relação à saúde masculina.
A conscientização sobre a HPB e a desmistificação de suas implicações são passos importantes para melhorar a saúde dos homens. Iniciativas como a campanha FelizIdade e o trabalho das sociedades de urologia são vitais para promover uma mudança positiva na percepção e no manejo dessa condição comum, mas frequentemente mal compreendida. É essencial que os homens acima dos 50 anos busquem informações confiáveis, consultem seus médicos regularmente e realizem os exames recomendados para manter uma vida saudável e feliz.
“Mesmo sendo um dos tipos de câncer mais frequente entre homens, a incidência do câncer de próstata é muito menor quando comparada aos números da hiperplasia prostática benigna. Enquanto o Instituto Nacional de Câncer aponta 10,2% de ocorrência do câncer de próstata, temos a HPB como uma condição comum, que afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos”- ressalta Mauro Muniz, urologista e diretor-presidente da SBU-RJ.
A conscientização sobre a HPB é essencial para garantir que mais homens procurem diagnóstico e tratamento precoces. Nesse sentido, a Apsen tem desempenhado um papel importante por meio da campanha FelizIdade. Desenvolvida com o apoio da SBU-SP, SBU-RJ e da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a campanha unirá mais de 3 mil farmácias de todo o Brasil, visando disseminar informações sobre a HPB e promover exames preventivos disponibilizados gratuitamente.
A Apsen também está utilizando a plataforma Digital Favela a fim de alcançar populações mais vulneráveis, garantindo que informações essenciais cheguem a todos, independentemente da sua condição socioeconômica e traz o cantor Seu Jorge como apoiador da causa social do projeto que dá acesso a exames de possíveis sintomas da HPB para homens da periferia gratuitamente. “Acreditamos firmemente na pesquisa e nas ações que podem tornar a jornada do paciente mais simples para o diagnóstico de problemas como esse. Ter Seu Jorge como um dos apoiadores na disseminação dessa mensagem à população marca o início de um projeto social totalmente alinhado ao nosso propósito de cuidar das pessoas.”, explica Renata Spallicci, VP Executiva da Apsen. “a Campanha FelizIdade traz um plano de comunicação robusto, contando com o apoio de médicos e farmácias de todo o país. Nosso objetivo é proporcionar acesso à informação, diagnóstico e conscientização sobre o cuidado com a saúde do homem.”, completa.
Tratamento
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para gerenciar os sintomas e prevenir complicações relacionadas à HPB. O primeiro passo para a detecção da doença é a avaliação clínica, seguida do exame de toque retal para avaliar se a próstata está aumentada. Existem também exames complementares que podem ajudar no diagnóstico, como a análise da urina e do sangue, o VPSS (Escore Visual de Sintomas Prostáticos), exame de sangue para antígeno específico da próstata (PSA) e, até mesmo, uma ressonância magnética. O tratamento da HPB varia conforme a gravidade dos sintomas e pode incluir medicamentos que relaxam os músculos da próstata e da bexiga, facilitando a micção, medicamentos que reduzem o tamanho da próstata ou a terapia combinada, que associa os citados anteriormente. Em casos mais severos, pode ser necessária intervenção cirúrgica para remover o tecido prostático excessivo.
Campanha FelizIdade
Idealizada pela Apsen, com apoio das SBU-RJ, SBU-SP, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) e da Digital Favela e com curadoria cientifica dos médicos Vitório Kemp, Marcelo Langer Wroclawski, Maria Cláudia Bicudo, curadoria de conteúdos: podcast Papo com Urologista Giovanni Scala Marchini e programa Saúde Brasil da TV Cultura, a campanha FelizIdade tem como objetivo não só conscientizar a população sobre a hiperplasia prostática benigna, mas também promover ações que incentivem os homens a investigarem possíveis sintomas. “Farmácias e farmacêuticos ainda são o recurso mais subutilizado de todo o sistema de saúde. Ao atuar na triagem de doenças e na adesão ao tratamento, as farmácias podem ajudar a transformar a saúde do brasileiro para a melhor. Abrafarma e Apsen se unem nesse projeto para ajudar a transformar essa realidade.” declara Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
Para Tiago Trindade, Cofundador, Sócio e CCO da Digital Favela, a participação do squad da Digital Favela vem para fortalecer a disseminação das mensagens da campanha. “Essa parceria da Digital Favela com uma marca gigante como a Apsen nos enche de orgulho. É o encontro de uma empresa que impacta a vida das pessoas através da criatividade com uma empresa que oferece acesso a serviços de saúde de qualidade de forma simples e acessível. Uma campanha com propósito, onde nossos influenciadores vão levar uma mensagem tão importante de um jeito autêntico, empático e direto, como deve ser.” declara
Para fortalecer ainda mais a ação de conscientização sobre a HPB, a Apsen anunciou o ator, cantor e compositor Seu Jorge, como apoiador da causa social do projeto para distribuir exames de HPB para homens da periferia gratuitamente. A iniciativa da Apsen é sustentada por quatro pilares essenciais: Interação Social: O primeiro pilar é a utilização das mídias sociais para disseminar informações sobre os sintomas e promover o engajamento com o público e gerando o direcionamento para um portal dedicado à saúde masculina, o portal FelizIdade.
Comentários