https%3A%2F%2Fspecials-images.forbesimg.com%2Fimageserve%2F61c08499428b8b334890eb8d%2FExterior-view-of-Pfizer-Pharmaceutical-company-s-offices-in-Brussels--Belgium%2F960x0.jpg%3Ffit%3Dscale

Bruxelas, Bélgica. 21 de dezembro de 2020. Vista exterior dos escritórios da empresa farmacêutica Pfizer. GETTY

 

 

by Dario Sabaghi (Faz cobertura da indústria da cannabis com foco na Europa) | Forbes

 

A Pfizer deve entrar na indústria de cannabis medicinal apostando em um tratamento promissor para doenças intestinais à base de canabinóides.

Na semana passada, a multinacional americana farmacêutica e de biotecnologia Pfizer assinou um acordo com a empresa de estágio clínico Arena Pharmaceuticals por um valor patrimonial total de cerca de US$ 6,7 bilhões.

De acordo com os termos do contrato, a Pfizer adquire todas as ações por US$ 100 por ação em uma transação totalmente em dinheiro. Além disso, o comunicado de imprensa diz que a transação proposta estará sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo o recebimento de aprovações regulatórias e aprovação pelos acionistas da Arena.

A Arena Pharmaceuticals é uma empresa de biotecnologia com um pipeline dedicado à terapêutica do tipo canabinóide. O núcleo de sua operação de cannabis consiste no Olorinab (APD371), um agonista total, oral e experimental do receptor canabinóide tipo 2 (CB2), que visa tratar pacientes com doenças que afetam o estômago e o intestino. Como afirma o site da Arena , o Olorinab é um medicamento experimental e atualmente não está aprovado para uso por nenhuma autoridade de saúde.

A equipe de Arena está desenvolvendo este medicamento à base de canabinóides com foco inicial na dor visceral associada a distúrbios gastrointestinais. O site da Arena diz que este composto, por sua seletividade para CB2 versus CB1, está sob investigação para alívio da dor sem efeitos adversos psicoativos.

Os receptores CB1 e CB2 se ligam ao sistema endocanabinóide, um sistema complexo de sinalização celular. Esses receptores estão presentes em todo o corpo humano. Endocanabinóides, como THC e CBD, podem se ligar a ambos os receptores para sinalizar que o sistema endocanabinóide precisa agir. No entanto, os efeitos dependem do receptor endocanabinóide e da interação do canabinóide com o receptor.

"A aquisição proposta da Arena complementa nossas capacidades e experiência em Inflamação e Imunologia, um mecanismo de inovação da Pfizer que desenvolve terapias potenciais para pacientes com doenças imuno-inflamatórias debilitantes com necessidade de opções de tratamento mais eficazes", disse no comunicado à imprensa Mike Gladstone, Global Presidente de Inflamação e Imunologia da Pfizer.

Amit D. Munshi, presidente e diretor executivo (CEO) da Arena, disse que as capacidades da Pfizer acelerariam a missão da Arena de fornecer medicamentos essenciais aos pacientes e acredita que esta transação representa o melhor próximo passo para pacientes e acionistas.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar a proposta de aquisição da Arena pela Pfizer, reconhecendo a molécula S1P potencialmente melhor na classe da Arena e nossa contribuição para atender às necessidades não atendidas em doenças inflamatórias imunomediadas”, disse ele.

O portfólio da Arena também inclui outros pipelines de medicamentos não canabinóides, com foco no desenvolvimento de terapias potenciais inovadoras para tratar várias doenças imuno-inflamatórias.

Ao adquirir a Arena, a Pfizer entra no setor de cannabis medicinal e se junta a outras grandes empresas farmacêuticas no espaço de cannabis.

Grandes empresas farmacêuticas entraram no mercado por meio de várias operações nos últimos anos.

A empresa canadense de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Avicanna tornou -se uma empresa residente no JLabs da Jonhson & Johnson em Toronto em 2017.

Um ano depois, a canadense Tilray tornou-se global por meio de um acordo com a empresa farmacêutica suíça Novartis AG para desenvolver e distribuir seus produtos de cannabis medicinal em jurisdições legais em todo o mundo.

Em maio de 2021, a empresa biofarmacêutica global Jazz Pharmaceutical concluiu a aquisição da GW Pharmaceuticals, desenvolvedora do Epidiolex, o primeiro medicamento CBD autorizado pela FDA para o tratamento de crianças com síndromes de Lennox-Gastaut e Dravet.

Como as grandes empresas de tabaco , o interesse da Big Pharma na indústria de cannabis medicinal cresce com a indústria de canabinóides em rápida evolução do espaço. A pesquisa e desenvolvimento de canabinóides está obtendo resultados interessantes na aplicação do tratamento. Por esse motivo, espera-se um maior envolvimento de empresas farmacêuticas na indústria de cannabis medicinal nos próximos anos.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob