12332910865?profile=RESIZE_584x

 

A Pfizer concordou em pagar 93 milhões de dólares para resolver reivindicações antitruste de distribuidores atacadistas de medicamentos que a acusaram de conspirar com os laboratórios indianos Ranbaxy para atrasar as vendas de versões genéricas mais baratas do medicamento para colesterol Lipitor.

Advogados dos distribuidores do Lipitor, incluindo a Rochester Drug Co-Operative Inc e a porto-riquenha Drogueria Betances LLC, divulgaram o acordo em um documento na quarta-feira em um tribunal dos EUA em Trenton, Nova Jersey.

O processo continuará contra Ranbaxy, disseram os advogados que protocolaram.

O acordo proposto, que requer a aprovação de um juiz, vem após mais de uma década de litígio. A Pfizer não admitiu responsabilidade.

Em nota, a Pfizer classificou as acusações como "factuais e juridicamente sem mérito". Disse que o acordo era "justo, razoável e a melhor maneira de resolver este litígio".

Um representante da Sun Pharma, que adquiriu a Ranbaxy em 2014, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Pfizer introduziu o Lipitor em 1997, e o medicamento gerou mais de US$ 130 bilhões em vendas durante seus primeiros 14 anos no mercado.

As distribuidoras farmacêuticas alegaram que a Pfizer tentou fraudulentamente estender seus direitos de patente sobre a Lipitor. Eles acusaram a empresa de pagar a Ranbaxy para atrasar a introdução de uma versão genérica do Lipitor e se envolver em um falso litígio com a Ranbaxy sobre a droga.

Os advogados dos demandantes disseram que o acordo fornece "alívio econômico imediato" aos membros da classe e evita o risco de litígios contínuos, recursos potenciais e nenhuma recuperação. Eles disseram que buscarão até cerca de US$ 31 milhões em honorários advocatícios do fundo de acordo.

O caso é: Lipitor Antitrust Litigation, U.S. District Court, District of New Jersey, No. 3:12-cv-02389-PGS-JBD.

 

Fonte: Reuters - Reporting by Mike Scarcella; Editing by Christopher Cushing

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob