12129956475?profile=RESIZE_180x180

O Ngenla da Pfizer e da OPKO estará disponível nos Estados Unidos, já tendo sido aprovado em outros 40 mercados. Fonte: Shutterstock/ShU studio.

 

 

A empresa continuará com o danuglipron à medida que a competição contra a Novo Nordisk e a Eli Lilly por um medicamento oral para perda de peso se intensifica

 

A Pfizer encerrou um de seus candidatos a agonista do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1-RA) enquanto a corrida esquenta para comercializar o primeiro medicamento oral para perda de peso.

A perda de lotiglipron significa que a Pfizer depositará suas esperanças em seu outro candidato danuglipron para enfrentar Novo Nordisk e Eli Lilly para a primeira pílula de perda de peso comercializada. O mercado respondeu de acordo com o anúncio da Pfizer sobre o arquivamento do programa, com as ações da empresa abrindo 3% mais baixas na manhã de segunda-feira em comparação com o fechamento do mercado pré-anúncio (23 de junho).

A decisão de descartar o lotiglipron deveu-se aos níveis elevados de transaminases observados em dois estudos de Fase I e num estudo de Fase II em curso. A Pfizer disse que não foram observados sintomas ou efeitos colaterais relacionados ao fígado e acrescentou que o aumento nos níveis de transaminases não foi visto em nenhum de seus testes com danuglipron.

A Pfizer já publicou resultados para o danuglipron no Journal of the American Medical Association Network Open. Em um estudo de fase II (NCT03985293), o danuglipron reduziu significativamente a HbA1c e a glicose plasmática de jejum (GPJ) em pacientes com diabetes tipo 2. A Pfizer também está realizando um estudo de fase II para o medicamento em pacientes não diabéticos com obesidade, que espera concluir até o final do ano. Até lá, a Pfizer também diz que também terá elaborado planos finais para o resto do programa de estágio final do danuglipron.

A Pfizer está enfrentando a Novo Nordisk – uma força formidável no mercado de terapia de perda de peso. Na reunião anual da American Diabetes Assocation, a Novo Nordisk anunciou resultados positivos – demonstrando uma perda de peso de 15% – de uma versão oral de alta dose de seu medicamento altamente popular semaglutida, comercializado como Ozempic (para o tratamento do diabetes tipo 2) e Wegovy (para o tratamento da obesidade). A popularidade do medicamento, que atualmente é administrado por meio de uma injeção, fez com que a empresa recentemente limitasse as doses iniciais em um esforço para corrigir a escassez de suprimentos.

A decisão da Pfizer de descartar uma de suas candidatas ocorre em meio a notícias da Eli Lilly mostrando resultados iniciais promissores com sua pílula para emagrecer ou forgliprona. Em um estudo de fase II, a droga levou a uma perda de peso de 15%, em linha com os resultados recentes da Novo Nordisk para sua pílula.

A Eli Lilly está surfando uma onda de sucesso após a conclusão dos testes de seu medicamento para diabetes tipo 2 Mounjaro (tirzepatide). Em um reflexo de seu sentimento positivo atual, a Eli Lilly recentemente gastou US$ 2,4 bilhões para reforçar sua oferta de imunologia.

"Se bem-sucedido em testes clínicos e aprovado, o danuglipron pode estar em uma posição privilegiada para diferenciar com base no perfil, incluindo o agonismo total do receptor, que acreditamos ter o potencial de se traduzir em eficácia robusta", disse William Sessa, PhD, vice-presidente sênior e diretor científico da Pfizer, em um comunicado anunciando os planos estratégicos da empresa.

 

Fonte: Pharmaceutical Technology

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob