12332910865?profile=RESIZE_584x

 

A XtalPi anunciou na segunda-feira que expandirá sua colaboração de pesquisa existente com a Pfizer para desenvolver uma plataforma aprimorada de descoberta de medicamentos baseada em IA com recursos de modelagem molecular de última geração. Com base no relacionamento de quase uma década das empresas, a plataforma aprimorada abrangerá o crescente espaço químico de pequenas moléculas proprietárias da Pfizer, com o objetivo de aumentar a precisão preditiva e acelerar o rendimento.

A empresa, com sede na China, apareceu pela primeira vez no radar da Pfizer quando participou de um concurso global de previsão de estrutura cristalina realizado pela farmacêutica em 2016 e alcançou uma taxa de precisão de previsão perfeita.

Logo depois, a dupla assinou um acordo em 2018 para desenvolver uma plataforma que combina mecânica quântica e algoritmos de aprendizado de máquina para prever propriedades farmacêuticas de pequenas moléculas. A tecnologia da XtalPi desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do tratamento oral COVID-19 da Pfizer, Paxlovid; usando IA e sua plataforma computacional, o XtalPi ajudou a distinguir dois polimorfos intimamente relacionados, acelerando o desenvolvimento de medicamentos.

Em 2024, os parceiros co-publicaram um artigo detalhando a validação da plataforma de IA de primeira geração da XtalPi, Xtalpi Force Field (XFF). A tecnologia demonstrou alta precisão na previsão da geometria de pequenas moléculas em níveis de mecânica quântica molecular e no cálculo de afinidades de ligação, que são essenciais para as propriedades terapêuticas de um composto, incluindo a eficácia.

Sob a parceria expandida, a XtalPi implantará sua ferramenta de cálculo de energia livre, XFEP, para a Pfizer usar na personalização de parâmetros e cálculos de perturbação de energia livre. Com o objetivo de aumentar a precisão preditiva, acelerar o processamento de alto rendimento e fornecer uma experiência de usuário intuitiva, a XtalPi disse que a plataforma de computação em nuvem será projetada para ajudar os cientistas da Pfizer em uma ampla gama de aplicações de design e desenvolvimento de medicamentos.

"Essa colaboração demonstra o potencial transformador da plataforma computacional da XtalPi, combinando insights baseados em física com tecnologia avançada de IA, e nos impulsiona a desenvolver ferramentas preditivas ainda mais poderosas", disse Jian Ma, CEO da XtalPi.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob