Por que os jovens têm mais chance na entrevista de emprego

Spencer Platt/Getty Images
Executivo sentado
Camila Pati, de EXAME.com

São Paulo – No papel, as empresas até reconhecem a importância de ter profissionais mais experientes nas equipes. Mas, na prática, continuam dando preferência aos candidatos mais novos nos processos seletivos.

Para 58% das empresas brasileiras, a idade do candidato é um fator relevante na seleção para uma vaga de emprego. O dado é de uma pesquisa realizada com 108 empresas brasileiras pela consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers) e a Fundação Getúlio Vargas.

“Apesar de a gente perceber que algumas empresas estão com uma postura mais consciente, em linhas gerais não há uma tomada de consciência para o fato de que em 2040, 57% da força de trabalho no país será composta por pessoas de mais de 45 anos”, diz João Lins, sócio da PwC Brasil e um dos responsáveis pelo levantamento.

A vantagem dos mais jovens se deve menos ao mérito de quem está em começo de carreira e mais ao preconceito dos recrutadores (e das empresas) em relação aos profissionais com mais de 45 anos, 50 anos. “Preconceito talvez seja uma palavra forte, mas está claro que é uma percepção formada a partir de uma visão limitada da realidade”, diz Lins.

Confira então quais as barreiras apontadas pelas empresas, de acordo com a pesquisa, que desestimulam a contratação dos mais experientes:

1 Eles são mais flexíveis

Na opinião de 96% dos entrevistados os profissionais mais velhos são menos flexíveis e adaptáveis às mudanças do que os mais jovens. No entanto, conforme destaca Lins, profissionais hoje na faixa dos 40 anos passaram por muitas mudanças ao longo da carreira. “A dinâmica de mudanças foi intensa nos últimos 20, 25 anos”, diz Lins.

2 Têm familiaridade com novas tecnologias

A facilidade dos mais jovens ao trabalhar com novas tecnologias é também um fator que alavanca as chances das novas gerações no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, 80% dos entrevistados dizem acreditar que os mais velhos têm dificuldade em relação ao isso.

Mas, para Lins a familiaridade com as tecnologias está mais relacionada com o ambiente de trabalho ou educacional do que com a data de nascimento. “As diferenças não são provocadas pela idade”, diz Lins.

3 Tendem a ser mais atualizados

A percepção de 69% dos entrevistados é de que os mais jovens são mais atualizados em relação às exigências do mercado do que os mais velhos. “Toda generalização inspira cuidados”, lembra Lins.

4 Acomodação

A proximidade com a aposentadoria desestimula a contratação dos profissionais mais experientes. Para 63% das companhias os profissionais mais velhos são mais acomodados.

Na opinião de Lins, a falta de oportunidade pode explicar essa percepção de acomodação. “Ao criar oportunidades que considerem este período de vida do profissional, as empresas podem chegar à conclusão de que muitas vezes a acomodação vem do tédio em fazer a mesma coisa”, diz.

5 Reconhecimento da liderança

A dificuldade em lidar com chefes mais novos é também um dos empecilhos citados pelas empresas na hora de contratar e reter funcionários mais velhos. Esta razão foi citada por 56% dos entrevistados.

Na opinião de Lins, um desenho adequado de equipes multigeracionais poderia resolver o problema. “Falta um modelo que aproveite melhor o potencial do profissional mais velho”, diz Lins.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Concordo com Gustavo, acho que os recrutadores devem ser mais profissionais e a concorrência deve seguir em fluxo normal até que as chances devam ser dadas pela necessidade real da vaga e da empresa, vejo que deixando de lado profissionais mais experientes as empresas também estão deixando de lado a velocidade do desenvolvimento. Devem ser avaliadas as capacidades dos candidatos e a concorrência leal.

  • Empresas são feitas por pessoas..... e essas pessoas, que em geral são os recrutadores mais jovens, tendem a se reconhecer em candidatos na mesma faixa etária, não dando valor ao currículo e experiência dos mais velhos. E esse preconceito leva o profissional com décadas de experiência, com vivência em situações diversas, a perder uma oportunidade para um jovem. Não que eu não dê valor aos mais jovens, até porque um dia já fui, e comecei jovem, mas eu acho que as oportunidades tem que ser iguais.

  • Eh verdade Maria Elisa, já tive funcionários que no momento de fazer as tarefas faziam com má vontade e não tinha senso de urgência...!
  • Gostei muito dos comentários do Sr. João Lins, falta as empresas acreditarem no potencial das pessoas, independente de idade, convivi com profissionais jovens que pareciam mumias, quando se solicitava algo fora do quadrado o que eu escutava era, ah eu não sei fazer isso.... e mais velhos que tinham um pique invejável. O que importa mesmo é a forma como as oportunidades e desafios são desenhados.

    E eu não tenho o menor problema em atuar com chefias mais jovens ou mais experientes, o que realmente importa para mim é o caráter da pessoa.

  • Infelizmente uma verdade,   não importa a idade do candidato, importa sim : sua ética, seu passado profissional, se sabe trabalhar  em equipe, sua vontade e engajamento a empresa e a função, respeito, postura e varias outras qualidade que deverão ser verificadas na entrevista ou mesmo no recrutamento. Isso esta virando idéia fixa em nosso país. O recrutadores deveriam ter uma postura mais diferenciada e séria em relação a candidatos de uma maneira geral, seja ele mais velho ou mais jovem, cada um tem a sua particularidade e potencialidade. Por outro lado o candidato mais velho é mais focado, não é baladeiro, ja não bebe não fuma, é mais experiente com a vida social e profissional, tem responsabilidades fora do trabalho, que o levam ter mais seriedade e comprometimento profissional. Existem jovens excelentes profissionais, como também existem excelentes profissionais mais velhos. 

  • É a verdade constatada em todas as regiões do Brasil. Experiência no Norte e Nordeste.

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob