Mais de 415 milhões de pessoas ao redor do mundo têm diabetes1. Falta de controle do diabetes aumenta o risco de problemas nos olhos, podendo levar a cegueira irreversível
Portal traz informações e conhecimento para pacientes e cuidadores
A Novartis lançou o portal De Olho No Diabetes (www.deolhonodiabetes.com.br) com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a visão dos pacientes diabéticos. O site reúne informações, notícias, serviços e atividades e destaca riscos e formas de prevenção das doenças oculares.
O portal oferece ainda uma plataforma que permite encontrar especialistas – endocrinologistas e oftalmologistas - e centros de referência em cuidados da visão, seja para diagnóstico, tratamento ou acompanhamento. A busca é feita com o CEP do usuário, o que permite encontrar o profissional mais próximo de sua casa ou trabalho.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">"O De Olho no Diabetes nasceu frente a preocupação dos profissionais da saúde com a falta de informação sobre as complicações oculares causadas pelo diabetes. Além das ações online, contaremos com mutirões da saúde em todo o Brasil para amplificar nossa ação ao redor do tema", explica Hélio Segouras, diretor de Opftalmologia e Neurologia da Novartis.
Mais de 415 milhões de pessoas ao redor do mundo foram diagnosticadas com diabetes e estima-se que em 2040 esse número atinja mais de 642 milhões de indivíduos.1 Pessoas que convivem com a enfermidade tem maior risco de desenvolver problemas graves de saúde nos olhos2.
A retinopatia diabética é a doença mais comum gerada pelo descontrole do diabetes, sendo a principal causa de cegueira entre adultos com 20 a 74 anos de idade2. Essa doença ocular afeta o funcionamento da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.
O descontrole da glicemia e o grande tempo de convívio com a diabetes são a principal causa da retinopatia diabética3,4. A enfermidade afeta geralmente ambos os olhos e, se não for diagnosticada e tratada precocemente, pode levar à cegueira irreversível4.
Além disso, uma consequência da retinopatia diabética é o edema macular diabético, que pode ocorrer em qualquer estágio da doença e afeta a parte central da visão3,5-6. O edema macular diabético é silencioso, pois geralmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais7-9. É preciso realizar o exame de fundo do olho para ter certeza da boa saúde ocular7-9.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Sobre Novartis
A Novartis provê soluções inovadoras de saúde que atendem a necessidades em constante evolução dos pacientes e sociedades. Sediada na Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender a essas necessidades: medicamentos inovadores; medicamentos econômicos, como genéricos e biossimilares; e soluções para o cuidado com os olhos. A Novartis lidera globalmente cada uma dessas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos em P&D de aproximadamente US$ 9 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 122 mil colaboradores. Os produtos da Novartis são comercializados em aproximadamente 155 países ao redor do mundo. Para mais informações, visite http://www.novartis.com.
Comentários