Em iniciativa conjunta, a Fiocruz e a farmacêutica francesa Servier anunciam, na próxima quinta-feira (13/6), em cerimônia na Fundação no Rio de Janeiro, os vencedores do 2º Prêmio Internacional Fiocruz Servier, primeiro em Oncologia.
A premiação tem como objetivo principal estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de novas terapias, além de abordagens para o tratamento do câncer, uma das principais causas de mortalidade no país e no mundo.
Entre mais de 30 inscritos avaliados, três projetos foram selecionados, cada um para receber um prêmio de 50 mil euros para financiar o desenvolvimento de pesquisas ao longo de dois anos.
"A premiação faz parte do compromisso da Fiocruz com a promoção de pesquisas inovadoras e o desenvolvimento de novas terapias que possam transformar o tratamento oncológico no [Sistema Único de Saúde] SUS", afirma o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. "O apoio e incentivos aos projetos e pesquisadores é fundamental para avançarmos no enfrentamento do câncer, uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo".
“Esta iniciativa não só valoriza os esforços dos cientistas, mas também promove a colaboração entre diferentes instituições, acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiam diretamente os pacientes”, afirma o diretor geral da Servier no Brasil, Mathieu Fitoussi.
A premiação tem como objetivo destacar trabalhos com alto potencial de impacto, considerando como critérios: necessidade médica não-atendida, nível de benefício clínico potencial e grau de inovação tecnológica. O processo de avaliação dos projetos foi anonimizado e conduzido por um júri composto por membros do Instituto Nacional de Câncer (Inca), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), da Sociedade Brasileira de Auditoria Médica (SBAM), da Servier e da Fiocruz, garantindo a imparcialidade na escolha dos vencedores sem que a Fundação e o Inca avaliassem projetos de suas instituições. O prêmio poderá ser utilizado para diversas finalidades, incluindo pagamento de bolsas de pesquisa, passagens e diárias para participação em congressos, testes e serviços para desenvolvimento do projeto, além de compra de equipamentos, materiais, insumos e reagentes.
"Estamos felizes em celebrar a entrega do prêmio Servier, que teve uma demanda qualificada muito alta, com empate entre três propostas excelentes, todas elas centradas na fronteira do tratamento atual e futuro do câncer, como: novos biomarcadores, avaliar os tratamentos e terapias avançadas", destacou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger. "Foi um conjunto de propostas muito significativas e tivemos resultados acima do esperado".
Premiação
O evento contará com a presença de representantes das instituições parceiras e tem a finalidade de destacar a importância de fomentar a produção de conhecimento e o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento do câncer, uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. A parceria entre a Fiocruz e a Servier, com apoio do Inca, SBOC e SBAM, reforça o compromisso com a ciência e a saúde pública, proporcionando aos pesquisadores brasileiros maior visibilidade e recursos para continuar seus trabalhos.
Com este prêmio, espera-se estimular mais pesquisas focadas no desenvolvimento de terapias medicamentosas eficazes, contribuindo para a melhoria do tratamento do câncer e, consequentemente, para a qualidade de vida dos pacientes. “Este prêmio reflete nosso apoio contínuo à pesquisa e nosso comprometimento com o progresso na Oncologia e com o avanço da medicina personalizada, sempre na busca de melhorar a vida dos pacientes," acrescenta Fitoussi.
Serviço:
2º Prêmio Internacional Fiocruz-Servier em Oncologia
Data: 13 de junho (quinta-feira);
Horário: 10h;
Local: auditório do CDHS da Fiocruz;
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.
Transmissão online no YouTube da Fiocruz.
Programação:
10h – 10h30: Welcome coffee;
10h30 – 11h00: Abertura;
Mário Moreira, presidente da Fiocruz;
Marco Krieger, vice-presidente de Pesquisa e Inovação em Saúde da Fiocruz;
Mathieu Fitoussi, diretor geral da Servier Brasil;
Christophe Carpentier, diretor geral do L’Institut Servier (participação remota).
11h15 – 11h30: Apresentação dos Resultados do Prêmio;
Marco Krieger, vice-presidente de Pesquisa e Inovação em Saúde da Fiocruz.
11h30 – 11h45: Premiação aos três projetos vencedores;
11h45 – 12h15: Apresentação dos projetos vencedores;
12h15 - 12h30: Encerramento.
Comentários