Com uma abordagem criativa sobre prevenção e cuidado à saúde, a biofarmacêutica Takeda lança a exposição "Sem Sombra de Dengue”. O objetivo é despertar a atenção das pessoas para a responsabilidade de cada uma no combate à doença, por meio da arte. Além disso, a exposição oferece recursos de acessibilidade, garantindo que todos os visitantes se sintam acolhidos. A estreia será dia 13 de setembro, quarta-feira, às 12h, na área externa da Japan House São Paulo, instituição dedicada à cultura japonesa, localizada na Avenida Paulista (SP).
“Ao longo dos últimos anos intensificamos nossos esforços para ampliar a conscientização sobre a doença, um exemplo é o portal Conheça Dengue, que reúne informações e dados sobre a dengue no Brasil”, afirma o presidente da Takeda Brasil, Jose Manuel Caamaño. A Takeda também tem uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil para a prevenção de arboviroses na Amazônia Legal e no Semiárido Brasileiro, por meio de ações de educação e conscientização sobre saneamento, higiene e preservação do meio ambiente. “Este ano, iniciamos um trabalho de combate a fake news sobre a dengue em parceria com a plataforma Lupa, especializada em verificação de informações que circulam nas redes sociais”, explica Jose Manuel.
A exposição foi idealizada para promover um movimento na sociedade de conscientização da importância de prevenir a dengue, que pode ser grave e, em alguns casos, até fatal. “A ação é uma forma original de alertar a população sobre os riscos da dengue e as medidas preventivas que devem ser tomadas. O Brasil vive há anos sob a sombra desta doença e é imprescindível educar a população sobre o impacto da dengue. Segundo o último boletim epidemiológico1 do Ministério da Saúde, o país ultrapassou a marca de 1,5 milhão de casos de dengue em quase oito meses, superando o total do ano passado”, complementa a Dra. Vivian Lee, diretora de Medical Affairs da Takeda Brasil.
Neste contexto, a exposição é composta por três obras de arte criadas a partir de elementos relacionados ao tema, trazendo como pontos centrais a prevenção contra a dengue e os cuidados com a água, uma aliada para esta ameaça. As instalações ficarão no Sotodoma (área externa) da Japan House São Paulo, um espaço a céu aberto, sujeitas às condições climáticas.
Para complementar a experiência, os visitantes poderão assistir aos vídeos sobre prevenção à dengue, da campanha “Sem Sombra de Dengue”, entre outros. Para garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, os vídeos são legendados e com janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, as obras de arte têm descrição em Braile, e são acessíveis para cadeirantes.
“Sem Sombra de Dengue”
Exposição gratuita e com recursos de acessibilidade
Data: de 13/09 a 15/10/2023
Local: Japan House São Paulo – piso térreo | Av. Paulista, 52
Horário de funcionamento:
- Terça-feira a sexta-feira: das 10h às 18h
- Sábados: das 9h às 19h
- Domingos e feriados: das 9h às 18h
- Segunda-feira: fechado
Sobre a Takeda
A Takeda está focada em criar uma saúde melhor para as pessoas e um futuro melhor para o mundo. Nosso objetivo é descobrir e oferecer tratamentos que transformem vidas em nossas principais áreas terapêuticas e de negócios, incluindo gastrointestinal e inflamação, doenças raras, terapias derivadas de plasma, neurociência, oncologia e vacinas. Junto com nossos parceiros, visamos melhorar a experiência do paciente e avançar uma nova Fronteira de opções de tratamento por meio de nosso pipeline dinâmico e diverso. Como uma empresa biofarmacêutica líder baseada em valores e orientada por Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com sede no Japão, somos guiados por nosso compromisso com os pacientes, nossas pessoas e o planeta. Nossos funcionários em aproximadamente 80 Países e regiões são movidos por nosso propósito e fundamentados nos valores que nos definem há mais de dois séculos. Para mais informações, visite www.takeda.com.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Referências
- Ministério da Saúde. Dengue. Painel de Monitoramento de Arboviroses. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODI5OWZhMTItZjFkYS00MzI3LThhMDktMDMzNGEwMWY2MjhlIiwidCI6IjlhNTU0YWQzLWI1MmItNDg2Mi1hMzZmLTg0ZDg5MWU1YzcwNSJ9&pageName=ReportSectionf0786dac7c0128492636. Acesso em setembro de 2023.
Comentários