Iniciativa do Fundo Social de São Paulo, do governo paulista, planeja construir espaços coletivos destinados a comunidades em várias cidades do Estado com a ajuda da iniciativa privada


São Paulo, 28 de outubro de 2019 - Uma empresa farmacêutica doou a 1ª “Praça da Cidadania”, construída pela empresa no município de Santo André e inaugurada no último domingo (27), como parte do projeto do Fundo Social de São Paulo (Fussp), do Governo do Estado. A iniciativa, que tem a sustentabilidade como conceito determinante, é direcionada à criação de espaços integrados de lazer, capacitação profissional e geração de renda para a população em diversas cidades paulistas, por meio de parceria público-privada. A cerimônia de inauguração contou com a participação da companhia; do governador João Doria; da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria; do prefeito de Santo André, Paulo Serra; do presidente executivo do Fussp e idealizador do projeto, Filipe Sabará; de um representante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU); e da população local.

O bairro Jardim Santo André foi o escolhido para receber a primeira obra, instalada em um terreno de 6 mil metros quadrados aproximadamente, que será utilizada por cerca de 30 mil pessoas, segundo a Prefeitura do município.

A “Praça da Cidadania” tem como pilar um novo conceito de convivência coletiva e revitalização urbana, pautado por questões sustentáveis que englobam os três “Es”: Ecologia, Educação e Empreendedorismo. Cada espaço entregue contará com quadra poliesportiva, vestiários, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, horta social e jardinagem, e parque infantil, além dos cursos de qualificação profissional, de uma estação de gestão de resíduos, reservatório de água da chuva para reúso e biodigestores para tratamento de esgoto, que também são parte do escopo e contribuirão para que o funcionamento da praça seja ecologicamente correto.

Serão disponibilizadas 609 vagas para que pessoas com mais de 16 anos possam participar dos cursos, ministrados pelo Fussp, com previsão de início no próximo mês. Os alunos poderão escolher entre Moda, Beleza, Gastronomia, Bioconstrução e Informática e, mais do que aprender uma nova profissão, serão orientados sobre como empreender.

A gestão do espaço será de responsabilidade de um Conselho Gestor, formado por comunidade, Fundo Social de São Paulo, CDHU e Prefeitura local. Mais três espaços como esse devem ser inaugurados em 2020, pelo governo paulista, na capital e no interior do Estado.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob