Cerca de 100 profissionais participaram nesta cirurgia parcial de face, que durou cerca de 24 horas

 

O Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, Espanha, realizou o primeiro transplante de face de uma doadora que optou por eutanásia, utilizando técnicas avançadas de microcirurgia neurovascular e planejamento 3D num procedimento inédito na medicina reconstrutiva.

Segundo a Catalan News, Maria José Abadías, diretora do hospital, destacou a “extraordinária generosidade da doadora”, o “esforço coletivo” e o “orgulho” de todos os profissionais envolvidos.

A doadora, uma mulher que tinha pedido eutanásia, “expressou o seu desejo de ser doadora, incluindo a face, se necessário”, refere a publicação. Este planejamento antecipado permitiu à equipe médica preparar a cirurgia com mais detalhes do que seria possível em transplantes convencionais, incluindo a utilização de modelos 3D tanto da doadora como da receptora.

O transplante devolveu funções essenciais à receptora, Carme, que sofrera necrose de tecidos faciais devido a uma infecção bacteriana há dois anos, ficando incapaz de comer ou respirar corretamente. Carme disse à Catalan News: “Agora a minha vida começa a melhorar… Depois de quatro meses, consigo falar, comer e beber novamente”.

O Dr. Joan-Pere Barret, chefe do serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do hospital, explicou: “Uma face transplantada que não sente nem se move não passa de uma máscara. Estamos a falar de estruturas com todos os tipos de tecidos, músculos e nervos, alguns com diâmetro de 0,2 milímetros, que têm de ser localizados e conectados”.

Segundo a Catalan News, este foi o primeiro transplante de face no mundo com um doador que morreu através de eutanásia, e também o primeiro em que o planejamento 3D que foi aplicado tanto à doadora como à receptora.

O Hospital Vall d’Hebron tinha realizado anteriormente três dos seis transplantes de face realizados na Espanha, sendo que, no âmbito mundial, apenas 54 tinham sido feitos em cerca de 20 centros de transplante.

 

Fonte: Imagens de Marca (Portugal)

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob