Profarma inicia o ano de 2022 com crescimento

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Com forte desempenho operacional, Grupo Profarma inicia o ano de 2022 com crescimento de 15,3% na Receita e de 24,7% no Ebitda

 

O Grupo Profarma (B3: PFRM3) divulgou ontem, 11 de maio de 2022, os resultados do 1T22, em mais um trimestre com desempenho operacional consistente e aumento nos principais indicadores financeiros.

A Receita Bruta consolidada do Grupo saltou de R$ 1,7 bilhão no 1T21 para R$ 2,0 bilhões no 1T22, adicionando R$ 267,6 milhões ou 15,3% ao faturamento. Contríbuíram para tal desempenho a evolução de 14,3% na Profarma Distribuição e de 25,8% na Rede d1000. Considerando o acumulado nos últimos 12 meses, a Receita Bruta apresenta CAGR (sigla em inglês para taxa anual de crescimento composta) de 14,9% desde 2019, o que evidencia o sucesso na execução da estratégia do Grupo.

As Despesas Operacionais atingiram R$ 185,7 milhões ou 10,6% da receita operacional líquida, praticamente em linha com o mesmo período do ano anterior, mesmo em um cenário inflácionario desafiador, em especial com relação a fretes e embalagens que tem apresentado aumentos acima da inflação. O Ebitda do Grupo alcançou R$ 53,9 milhões no 1T22, evolução de 24,7% em relação ao 1T21, com crescimento de 5,4% na Profarma Distribuição e 57,1% na Rede d1000. A margem Ebitda no 1T22 foi de 3,1%, 0,2 p.p superior aos 2,9% registrados no mesmo período do ano anterior. O Ebitda LTM teve crescimento médio anual de 16,0% desde 2019, atingindo R$ 267,4 milhões.

O investimento em estoque adicional por conta do aumento de 10,9% nos preços dos mecicamentos em 31 de março, somado com as recentes altas na taxa básica de juros que saiu de uma média de 2,1% em 2021 para 10,4% em 2022, contribuíram para uma despesa financeira de R$ 15,5 milhões maior. Com isso, no 1T22 o Grupo registrou resultado líquido negativo de R$ 6,3 milhões. Para excluir tais efeitos, faz sentido a comparação do resultado líquido acumulado em 12 meses. Em tal visão, o Grupo apresenta crescimento medio de 90,5% nos últimos 3 anos, atingindo R$ 63,0 milhões.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, Max Fischer, comentou: “Por mais um trimestre estamos entregando um resultado operacional consistente e evolutivo. Nosso desempenho na Distribuição e no Varejo tem se mostrado alinhado com a nossa estratégia de entregar a melhor experiência aos nossos clientes, aumentando o market share, sem abrir mão da rentabilidade.”

 

Destaques por Divisão

Profarma Distribuição
No 1T22, a Profarma Distribuição atingiu Receita Bruta de R$ 1,9 bilhão no 1T22, 14,3% superior ao mesmo trimestre do ano anterior, principalmente, em função do crescimento de vendas para os clientes independentes. O Lucro Bruto foi de R$ 132,8 milhões, aumento de 13,8%, ante o resultado obtido no 1T21 e margem bruta de 7,9%, praticamente em linha com o registrado no trimestre de comparação. O Ebitda alcançou R$ 28,3 milhões no 1T22, 5,4% acima dos R$ 26,9 milhões do 1T21 e margem de 1,7%, 0,2 p.p. abaixo do mesmo período do ano anterior, devido aos impactos do cenário inflacionário crescente nas despesas operacionais. Considerando o acumulado em 12 meses, o Ebitda da Profarma Distribuição, apresenta evolução média anual de 21,5% nos últimos três anos, atingindo R$157,7 milhões

 

Rede d1000
No primeiro trimestre de 2022, a Rede d1000 contava com 212 lojas em operação, com 4 reformas/ampliações no trimestre. A Companhia apresentou Receita Bruta de R$ 345,2 milhões, evolução de 25,8% versus o mesmo período de 2021. Todas as categorias continuam com aumento de duplo dígito, com destaque a categoria de RX, 43,5% maior e incremento de 3,8 p.p em relação ao 1T21. No trimestre, o Ebitda alcançou R$ 23,2 milhões no 1T22, crescimento de 57,1% em relação ao ano anterior, com Margem Ebitda de 6,8%, 1,4 p.p. superior à Margem Ebitda do 1T21. A Rede d1000 continua melhorando o seu resultado líquido, que foi negativo em R$ 7,2 milhões no 1T22 versus os R$ 8,5 milhões negativos no 1T21, representando melhora de 15,1% .

 

Sobre o Grupo Profarma
O Grupo Profarma é formado pela Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos e pela Rede d1000. Ambas as companhias listadas no Novo Mercado (B3) fazem parte de um seleto grupo de 145 empresas. A Profarma (PFRM3), com 61 anoss de atuação e 16 anos com capital aberto, é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição farmacêutica, com mais de 45.000 clientes e 13 Centros de Distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. A Rede d1000 (DMVF3), criada em 2013, é a rede de drogarias responsável pela operação das bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. Com mais de 200 lojas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins, atende mais de 2 milhões de consumidores/mês. Para mais informações, visite ri.profarma.com.br.

 

Sobre a Profarma Distribuição
Fundada em 1961, a Profarma Distribuição é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição farmacêutica. Conta com mais de 3.400 colaboradores, 45.000 clientes e 13 centros de distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Integra o Novo Mercado (B3) desde 2006 (PFRM3). Para mais informações, visite ri.profarma.com.br.

 

Sobre a Rede d1000
A Rede d1000, com atuação no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Companhia criada em 2013, como a unidade de varejo do Grupo Profarma (Profarma – PFRM3) – a segunda maior distribuidora de produtos farmacêuticos do Brasil, com mais de 60 anos de atuação – a Rede d1000 ingressou em 2020, no Novo Mercado (B3), como sua controlada. Conta com mais de 200 lojas e atende mais de 2 milhões de consumidores/mês. Todas as suas marcas estão presentes há mais de 40 anos em suas regiões de atuação. Sua plataforma – com posicionamentos múltiplos e complementares – oferece experiências particulares às necessidades de todas as classes sociais, da classe A+ às mais populares. A Rede d1000 vem investindo cada vez mais em expansão, diversificação de canais e evolução da experiência de compra do consumidor.

 

Fonte SEGS

 

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