Profissões do futuro: 7 possibilidades para conhecer

9849676294?profile=original

(Foto: Gerd Altmann/ Pixabay)


Conforme o mercado de trabalho muda, os profissionais se adaptam para obterem melhores oportunidades. E neste cenário, algumas profissões se tornam obsoletas, enquanto outras começam a ser vistas como profissões do futuro e essenciais ao mercado, de acordo com as mudanças propostas pelo avanço na tecnologia.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

Muitas pessoas enxergam essa mudança como ameaçadora, já que suas carreiras correm risco, mas com algumas informações é possível se adiantar para prevenir que seu plano de carreira não esteja no caminho do fracasso.

Por isso, trouxemos algumas informações e dicas importantes para quem deseja conhecer mais sobre as possibilidades de profissões do futuro e dicas valiosas para se preparar para mercado de trabalho do futuro.

Para contextualizar melhor, vamos discutir primeiro um pouco mais sobre as habilidades das profissões do futuro e o que muda nesses cargos.

O que muda nas profissões do futuro?

Nas profissões do futuro, as habilidades exclusivamente humanas serão determinantes para o sucesso profissional. Pessoas que conseguem dominar bem e desenvolver essas habilidades sairão na frente no mercado de trabalho.

Isso acontece porque cada vez mais a tecnologia se encarrega em desempenhar tarefas robóticas. E com a influência do Machine Learning e da Inteligência Artificial, os resultados das máquinas acabam sendo cada vez mais precisos e confiáveis, superando as expectativas de qualquer trabalho humano.

No entanto, a tecnologia ainda não tem a habilidade de criar uma conexão humana, compartilhar histórias, identificar e lidar com sentimentos alheios. E é por isso que essa habilidade começou a ser tão valorizada com o passar do tempo, por ser exclusivamente humana.

Por isso, o que muda basicamente nas características das profissões do futuro são as habilidades humanas e a habilidade de se relacionar com a tecnologia.

stopwatch-60204_1920.jpg?profile=RESIZE_710x

Habilidades do futuro

Deu para perceber que existem algumas habilidades que são essenciais para as profissões do futuro? Então vamos falar um pouco mais sobre elas.

 

Autodidatismo 

Com a constante evolução da tecnologia e de novas ferramentas, é preciso que o profissional seja capacitado para acompanhar isso tudo. Nem sempre vão ter cursos disponíveis para ensinar cada detalhe, mas é possível desenvolver a habilidade de aprender sozinho.

 

Relações interpessoais

Aprender a lidar com o outro é essencial, principalmente no mercado de trabalho. Por isso, desenvolver suas relações interpessoais é garantia de que você sabe trabalhar em grupo e se dar bem também com possíveis desafios com clientes ou colegas de trabalho.

 

Inteligência emocional

Essa é uma habilidade que deve ser desenvolvida todos os dias. É preciso saber lidar com as suas emoções, até mesmo para melhorar sua relação com os outros. O caminho aqui é o autoconhecimento que será capaz de te ajudar a entender e lidar com seus sentimentos.

 

Relação com tecnologia

Pessoas que têm mais facilidade em se relacionar com a tecnologia terão boas oportunidades no futuro. Isso porque, como as tarefas robóticas tendem a serem feitas cada vez mais pela máquina, as pessoas vão precisar aprender a conviver e se relacionar com elas de maneira saudável.

 

Criatividade

Criatividade é a capacidade de encontrar diferentes soluções para um problema e não é uma habilidade exclusiva de artistas. Ela pode e deve ser desenvolvida e terá muito valor em um mercado de trabalho que valoriza as experiências e repertórios diferentes de cada profissional.

 

Habilidades linguísticas

Aprender a se comunicar bem e em diversas línguas pode ser um diferencial do profissional do futuro. Mesmo que existam os mais diversos tipos de tradutores, nada vai substituir tão bem quem possui uma boa habilidade de se comunicar.

 

Habilidades empreendedoras

Profissionais com características empreendedoras e que estão sempre em busca de novas soluções para o mercado serão de grande valor. Isso inclui também as habilidades financeiras e de gestão de pessoas.

 

Quais as profissões de futuro?

Veja algumas profissões para ficar de olho no futuro. Elas são baseadas em todas as características que falamos acima.

 

1- Profissional de telemedicina

Os profissionais da saúde vão migrar cada vez mais para a telemedicina. Com isso, será possível fazer muita coisa remotamente e com resultados mais rápidos. 

Por isso, muitos deles terão que desenvolver suas habilidades de conexão com o cliente à distância e ter uma grande afinidade com a tecnologia.

 

2- Profissional de cibersegurança

Quanto mais o mundo se digitaliza, mais as pessoas ficam à mercê de possíveis fraudes causadas pelo vazamento de dados. Isso porque tudo que se usa na internet requer uma quantidade de dados, fornecida voluntariamente pelo usuário, mesmo que ele não esteja tão ciente da gravidade.

Da mesma forma, os profissionais dessa área são responsáveis por proteger os dados dos usuários nas empresas e vão precisar se desenvolver cada vez mais para atuar em um mercado de alta prioridade e complexidade.

 

3- Profissional de marketing digital

Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso que os profissionais de marketing digital se reinventam para encontrar novas formas de aumentar as vendas. 

Não é possível mais contar somente com um bom produto e uma propaganda na tv. As técnicas de marketing devem ser constantemente aprimoradas, já que a concorrência é maior no meio digital, sendo uma das melhores soluções de crescimento possível.

 

4- Customer Success 

O profissional dessa área não vai estar só fazendo o atendimento ao cliente e sim se certificar de que ele está atingindo os seus objetivos. 

Se fosse somente por um atendimento, um chatbot com Machine Learning daria conta do recado, mas é preciso um profissional capaz de se conectar com o cliente e entender suas necessidades para oferecer as melhores soluções.

 

5- Desenvolvedores de tecnologia móvel

O celular e o tablet são aparelhos eletrônicos que ganham cada vez mais espaço, tornando até mesmo o notebook um pouco obsoleto. O avanço da tecnologia mobile traz muitos benefícios para profissionais e empresas. 

Portanto, os desenvolvedores de softwares e ferramentas móveis terão espaço garantido no mercado de trabalho e entre as profissões do futuro.

 

6- Especialista em Inteligência Artificial

Desenvolvedores capazes de lidar com a inteligência artificial também serão requisitados no futuro. Isso porque a Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais necessária em um mercado digitalizado.

 

7- Psicólogo e profissionais de saúde mental

Essa é uma profissão que não sai de moda tão cedo. As pessoas cada vez mais vão precisar entrar em contato com seus sentimentos e desenvolver o lado emocional. 

Em um mercado altamente competitivo, também é preciso lembrar que seres humanos não são máquinas e o psicólogo vai estar presente tanto nas terapias quanto nos recursos humanos das empresas.

Como se preparar para o mercado de trabalho do futuro?

Sem dúvida alguma, a melhor maneira de lidar com o mercado de trabalho no futuro é começando a desenvolver as habilidades que foram faladas acima.

Existem algumas outras habilidades que podem ser importantes nesse processo, como:

 

  • Liderança
  • Vendas e negociação
  • Trabalho em grupo
  • Empreendedorismo
  • Finanças
  • Flexibilidade
  • Resiliência
  • Independência

 

Tente também entender cada vez mais sobre as mudanças do mercado e formar a sua opinião sobre como será o mercado de trabalho do futuro. Quanto mais conhecimento, melhores são as suas chances de ter uma boa perspectiva sobre o assunto.

 

Conclusão 

 

Existem muitas outras profissões do futuro que podem ser sucesso no mercado. No entanto, todas elas estão relacionadas às habilidades que discutimos acima.

Procure saber mais sobre o que você gosta e como isso pode se moldar como profissional no futuro. Por isso, pergunte-se como será possível que suas atividades profissionais favoritas estejam em alta no mercado.

Isso vai te trazer uma perspectiva de quais adaptações podem ser necessárias para o seu plano de carreira. 

Gostou de saber mais sobre as profissões do futuro? Deixe o seu comentário e compartilhe essas informações com seus amigos e suas redes sociais.

 

Fonte: Bem Paraná

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob