Purdue e família Sackler chegam a um novo acordo de opióides de US $ 7,4 bilhões
O acordo retira a família Sackler como acionista do desenvolvedor do Oxycontin, Purdue Pharma.
O acordo é o maior do país até o momento, com indivíduos responsáveis por contribuir para a crise dos opióides. De acordo com os termos do acordo, US$ 7,4 bilhões serão pagos pelos Sacklers e Purdue ao longo de 15 anos aos estados participantes, governos locais, milhares de indivíduos afetados e outras partes que já entraram com ações judiciais.
O acordo também reflete o fim da propriedade da família Sackler da Purdue, uma empresa que eles compraram em 1952. A Purdue colocou o analgésico OxyContin (oxicodona) no mercado em 1996, enquanto divulgava informações enganosas e adotava táticas agressivas de marketing para a droga.
À medida que as vendas da droga aumentavam, também aumentavam as mortes por overdose. Houve mais de um milhão de mortes por overdose de opioides desde 1999 nos EUA, com números atingindo máximos anuais em 2022, quando quase 82.000 pessoas morreram. As mortes diminuíram pela primeira vez em 2023 devido à maior disponibilidade do medicamento naloxona para reversão de overdose e acordos legais também foram sugeridos para desempenhar um papel.
A Purdue se declarou culpada de acusações de fraude e falsificação relacionadas à comercialização do OxyContin em 2007 e 2020. A empresa então entrou com pedido de falência em 2019, enquanto milhares de ações judiciais continuavam a rolar. As revelações levaram os Sacklers a serem descritos como a "família mais maligna da América".
Os Sacklers, no entanto, não entraram com pedido de falência e negaram anteriormente irregularidades. Em junho de 2024, a Suprema Corte bloqueou o plano de liquidação de falência da Purdue, que incluía medidas abrangentes de imunidade para proteger os membros da família Sackler de mais responsabilidades. Uma parte fundamental do acordo atual é que ele não oferece um escudo automático para a família Sackler de responsabilidade.
Fonte: Pharmaceutical Technology
Comentários