ratos.jpg?resize=800%2C480&ssl=1

Imagem: Slyfox/Unsplash/Reprodução

 

by Julia Possa | Gizmodo

 

O uso dos testes em animais pode estar chegando ao fim –pelo menos na indústria farmacêutica. Pesquisadores já identificam falhas nesse modelo, especialmente nos desafios para comprovar a eficácia de medicamentos contra o câncer, mostrou reportagem do jornal britânico Financial Times

O estudo de remédios oncológicos já encontrou um possível substituto mais eficaz: são os chamados organoides –estruturas em 3D cultivadas in vitro semelhantes ao tecido primário retirado de pacientes com câncer.

Pesquisas indicam que esses materiais têm até 80% de sucesso em prever a eficácia de um medicamento. Os testes em animais têm apenas 8% de precisão. 

O uso desse método comprovou a eficácia de um medicamento da Lift Biosciences, com sede em Cambridge. A farmacêutica testou antes em camundongos, mas o remédio não funcionou. O motivo: os glóbulos brancos dos animais consumiram a terapia antes mesmo que ela começasse a funcionar. Quando testado em organoides, porém, a droga “destruiu completamente” o câncer. 

Testes com animais são uma etapa essencial na testagem de medicamentos antes que eles passem para a fase de testes clínicos. Mas a confiabilidade é baixa: muitos remédios eficazes em ratos nem sempre funcionam bem em humanos, e vice-versa.

O que já existe

Os organoides integram o novo campo chamado MPS, ou sistemas micro fisiológicos. Ali são cultivados a partir de células-tronco para criar tecido 3D parecido com os órgãos humanos, só que em miniatura. 

Esses termos parecem novidade, mas não são tanto assim. Desde o início da pandemia, em 2020, a medicina viu esse material tecnológico ganhar espaço, especialmente no tratamento de doenças raras. 

“Existem 7 mil doenças raras e apenas 400 estão sendo pesquisadas ativamente porque não há modelos animais”, disse James Hickman, cientista-chefe da Hesperos, uma empresa de organoides da Flórida. “Não estamos falando apenas de substituir ou reduzir o uso de animais, mas preencher um vazio onde não existem modelos de animais para a realização desses testes”. 

Não só isso, há a questão ética. Ativistas pelos direitos dos animais e ambientais pressionam a indústria para encerrar de vez a exploração animal nos testes em laboratório. A organização Cruelty Free International estima que existem mais de 100 milhões de testes e experimentos em animais no mundo –e pouca ou nenhuma mudança nos últimos anos. 

 

Como afeta a indústria

O corte de gastos em pesquisa e desenvolvimento é uma possibilidade –e um chamariz que interessa à indústria. O uso de organoides no teste de medicamentos tende a afetar a produtividade das farmacêuticas em curto e médio prazo. 

“Ao permitir testes em materiais biológicos, podemos ter resultados mais lucrativos dentro de cinco anos, o que seria transformador na lucratividade e nos custos das terapias”, disse o pesquisador de biotecnologia Mark Treherne. 

Grandes indústrias, como a britânica AstraZeneca e a alemã Merck, já usam a tecnologia para testes. A AstraZeneca está usando organoides simples para prever a segurança de um remédio no cérebro e rins. Outro estudo prevê a criação de um modelo para o sistema imunológico. 

O grupo Merck, por sua vez, decidiu em 2020 que eliminaria gradualmente os testes em animais. A empresa está usando organoides de forma limitada, além de tecidos animais e humanos para testar os efeitos dos compostos. 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob