Qual o significado da sua vida?

9849636890?profile=original

Imagem: Pixabay

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”  João 3:16

 

No dia 31 de dezembro de 2016 no período da tarde fui ao velório de um amigo e imaginei a dor daquela família que possivelmente estava preparando sua festa de réveillon.

Os anos foram passando e estive refletindo quantas pessoas próximas a mim também faleceram. Vi mulheres, o pai de uma amiga e o de um amigo , crianças, amigos bem próximos e outros nem tanto. Em 23 de novembro de 2019 fez um ano que minha mãe faleceu.

O processo oncológico que minha mãe passou foi doloroso, com forte carga emocional, nós irmãos nos revezamos para ficar com ela no hospital, primeiro na UTI e depois no quarto. Posso dizer que Deus me deu o privilégio de passar a última noite com ela.

Naquela última noite e madrugada eu não conseguia dormir e sabendo o quadro, e pelas medicações, incluindo um anestésico transdérmico que por coincidência eu era da empresa e da equipe de lançamento na região de Campinas, fui colocando no papel o legado que minha mãe deixou, mas também uma mensagem que levei cerca de 30 anos para transmitir.

No dia do enterro pedi permissão para meus irmãos, pois eu queria muito fazer uma homenagem a ela. Citei as várias marcas que ela tinha, mas também queria trazer a todos os presentes naquele momento a mensagem dos 30 anos, que considero que nos trazem uma perspectiva de vivermos de modo significativo, antes que chegue nosso dia.

Alexandre o Grande nasceu em Pela em 356 a.C. e foi rei da antiga Macedônia, o jovem príncipe sucedeu seu pai, o rei Filipe II, ao trono com vinte anos de idade. Ele passou a maior parte de seus anos no poder em uma série de campanhas militares sem precedentes através da Ásia e nordeste da África.

Até os trinta anos ele havia criado um dos maiores impérios do mundo antigo, que se estendia da Grécia para o Egito e ao noroeste da Índia. Morreu invicto em batalhas e é considerado um dos comandantes militares mais bem-sucedidos da história.

Alexandre morreu na Babilônia em 323 a.C., a cidade que planejava se estabelecer como sua capital.

Conta-se que Alexandre o Grande, quando estava à beira da morte, convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos:

  • Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
  • Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...);
  • Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com seus desejos, perguntou quais as razões e Alexandre explicou:

“Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles não têm poder de cura perante a morte;

Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;

Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partiremos.

Fico pensando, o que deixaremos como legado? O que você tem construído?

O que acha que vai levar em suas mãos?

Dia 25 de dezembro comemoramos o Natal e muitos comemoram com presentes, com árvore enfeitada, com o Papai Noel chegando “pela chaminé” entregando presentes. Tudo isso é válido, mas não refletem o motivo original do Natal.

Vejamos um trecho bíblico relatado por Mateus (2.1-2, 9-11)

Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo"...... Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.

Esse relato podemos encontrar a cena através de presépios e talvez daí tenha vindo a tradição de presentear no Natal. Natal é nascimento. É o nascimento de Jesus.

Por um lado, temos uma verdade em nossas vidas que é a morte, mas também temos outra verdade é que o nascimento.

Quando penso na morte, penso em legado, qual o legado de Alexandre o Grande, o que aprendemos e desfrutamos do que ele deixou? Sinceramente não sei, talvez haja algo, mas eu, realmente não posso trazer esta informação aqui.

Lembro da minha mãe: era uma mulher de fibra, forte, trabalhadora, gostava dos filhos por perto, sempre me presenteava (não só no natal – rsrs), sempre tinha café na casa dela ou quando eu chegava ela fazia e fazia o doce de banana que eu gostava, gostava de falar, às vezes era brava e se expressava no que acreditava.

Quando penso no nascimento, penso em que Jesus nos deixou um legado de vida, Ele ajudou pessoas, Ele curou pessoas, Ele alimentou, Ele chorou, Ele se indignou com a falta de esperança que havia e há no homem. Ele nos amou, deu sua vida, morreu obediente e ressuscitou e hoje ele vive. Com este legado temos total acesso a Ele , a Deus e ainda nos garante uma vida eterna.

O adesivo de fentanil trouxe bem-estar físico para minha mãe, mas o texto que o apóstolo João escreveu: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” traz  bem-estar e cura espiritual, que vai refletir além do nosso dia.

Não merecemos este amor e assim ele oferece seu perdão para cada um de nós.

 

E qual o poder do perdão?

Nos últimos dias tenho tido a experiência de falar com pessoas que de algum modo tivemos algum tipo de conflito e tenho pedido perdão, muito interessante isso. Alguns ficaram admirados com minha atitude a também fizeram o mesmo para mim.

Um dos próprios ensinamentos de Jesus era, se você vier me adorar e souber que alguém ou um irmão tiver algo contra você, primeiro se reconcilie e depois busque a Deus em adoração (Mt 5.23-24).

Poucas decisões são mais desafiadoras para um líder que a administração de conflitos.

No dia do Natal de 1957, o Dr. Martin Luther King Jr. trouxe uma mensagem para uma plateia com o título “Amando seus inimigos”. Nesse sermão, Martin Luther King sugeriu três modos de fazer isso.

Em primeiro lugar, precisamos desenvolver e manter a capacidade de perdoar. Isso não significa ignorar o erro, mas que os erros não sejam barreiras em nossos relacionamentos. De acordo com King, o perdão “é o catalisador que cria a atmosfera necessária para um novo começo”.

Em segundo lugar, o erro contra nós não representa na totalidade a personalidade da outra pessoa. Como eu e você, temos características boas e más. Concentre-se naquilo que é bom.

Por último, não devemos ter por objetivo derrotar ou humilhar o outro, mas buscar a reconciliação, sua amizade, seu amor e sua boa convivência.

O que todas estas situações nos trazem como aprendizado?

O que aprendemos com esta parábola de Alexandre o Grande? Com a minha mãe? E principalmente com a vida de Jesus?

Qual o seu legado? Qual seu objetivo de vida? Qual sua missão?

Lembre-se, no Natal comemoramos nascimento, cada dia é um dia que temos a oportunidade de renascermos, podemos começar este renascimento com um perdão, que eu dê ou que eu receba, mas dê o primeiro passo.

Alexandre saiu de mãos vazias. Jesus teve suas mãos pregadas.

Alexandre não deixou legado, minha mãe uma série de ensinamentos, mas Jesus deixa um renascimento, que começa com o perdão.

O perdão te leva a começar sua caminhada!

Ser significativo (Meaningful) é ter um Feliz Natal, um Natal de renascimento!!!

 

 

MUVUCA*:

U - Universal- Universal
V - Volatile - Volátil
U - Uncertain - Incerto
C - Complex – Complexo
A - Ambiguous – Ambíguo

Uma pergunta, qual é o seu propósito?

 

Acompanhe meus artigos e pensamentos.

 

Valeu, até o próximo!

 

Joni Mengaldo

Quer falar comigo? Me escreva: dikajob@dikajob.com.br

 

 

Este artigo é sequência dos seguintes artigos, que você pode ler:

1 - Expressão da Espiritualidade

LinkedIn: http://bit.ly/32w03ss

Dikajob: http://bit.ly/2qpChjK

 

2 - Expressão do Amor

LinkedIn: http://bit.ly/2MKyx4V

Dikajob: http://bit.ly/2WluvDz

 

 3 - Vivendo um mundo cada vez mais umbigo

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

 4 - É melhor ter companhia do que estar sozinho

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

5 – Palavras agradáveis são como um favo de mel

LinkedIn:  http://bit.ly/2srkPfN

Dikajob:  http://bit.ly/2OuDtMh

 

6 – Um manifesto, a queda do Cruzeiro e o mimimi com o Porta dos Fundos

LinkedIn:  http://bit.ly/2PtHlw9

Dikajob:  http://bit.ly/2YvKmAg

 

 

#amor #artigo #business #criatividade #DelegadoInformaçãoMédica #DIM #Dikajob #disrupcao  #disrupção #disruptive #espiritual #espiritualidade #eventos #exponencial #expressão #GEHealthcare #healthindustry #healthtech #ideia #indomaisalém #inovacao #inteligenciaemocional #inteligenciaespiritual #job #JoniMengaldo #Mengaldo #life #lifesciences #medicaldevice #medicaldevices #médico #merger #motivacao #motivação #negócios #negocios #networking #news #nursing #objetivo #oncologia #oncoly #onlife #oportunidades #palestrainovacao #palestranteinovacao #pharma #pharmacists #produtosmédicos #profissional #profundidade #propagandista #propósito #saúde #vagas #vida #tempo #time #streaming #clima #climate #educação #education #startup #zebra #CaroGerente #DearManager #foco #focus #BigTech #enfermagem #neurociência #neuroscience #valordotrabalho #workvalue #unicórnio #unicorn #BigIdeas2020

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob