Um estudo elaborado pela consultoria BCG mostrou o futuro dos laboratórios farmacêuticos nacionais. Um balanço geral dos dados mostra que eles têm sido bem-sucedidos e conseguiram conquistar uma posição de mercado diferenciada.
Segundo Fernanda Zanetti, uma das especialistas envolvidas na pesquisa, o sucesso das empresas pode ser explicado por uma fórmula que envolve a cópia de moléculas blockbuster em genéricos. “Passamos por um grande processo de quebra de patentes, e os laboratórios nacionais foram bastante hábeis em aproveitar esse momento”, opina.
Além disso, notou-se um bom aproveitamento dos laboratórios em um momento de menor competição, seja local ou de competidores globais que atuam com genéricos. Foi possível, nesse período, desenvolver capacidades comerciais diferenciadas de atuação no mercado.
Outro ponto levantado pelo estudo observou também um aumento na intensidade competitiva, concedendo aos compradores um poder de barganha muito maior, dado que o setor farmacêutico tem passado por um intenso movimento de consolidação.
“Esses dados nos dão a oportunidade de discutir possíveis caminhos, o que deve ser ponderado; e estar olhando para esse problema em um momento bastante oportuno, que as empresas estão bem posicionadas, têm caixa, têm crescimento e margem para sustentar essa nova guinada estratégica”, aponta.
Entretanto, a consultora faz uma ressalva. “Alguns elementos dessa fórmula de sucesso dão sinais de que ela pode estar entrando em um período de esgotamento. Daqui para frente, não necessariamente, nós teremos quebras de patentes tão interessantes como a gente teve no passado”, conclui Fernanda. Você sabe como está a competição no mercado farmacêutico?
Fonte: Investe SP
Comentários