Com o rápido amadurecimento das vendas digitais, grandes players do varejo farmacêutico reforçam os cuidados com a redução da ruptura no universo online. É o caso da Raia Drogasil, que estabeleceu a meta de reduzir de 24 para quatro horas o prazo de entrega de 20% de seus produtos.
Em entrevista ao Valor Econômico, o CEO Marcílio Pousada ressaltou os crescentes desafios para gerenciar essa operação e a chamada última milha, um dos mantras atuais do varejo brasileiro. A preocupação aumenta ainda mais diante do ousado plano de expansão para 2022 – a rede prevê 260 novos PDVs, acima da projeção inicial de 240.
Entre as estratégias da Raia Drogasil está a transformação de algumas lojas em centrais de distribuição específicas para compras online. A companhia já conta com 700 micropolos, como estão sendo chamadas as unidades com área de armazenagem – que se concentram especialmente em grandes cidades. Por meio dessa iniciativa, a empresa viabilizou o delivery em até 90 minutos.
A rede ampliou ainda a aposta nas entregas motorizadas. Há um ano, menos de 60% dos municípios onde a Raia Drogasil atua tinham essa modalidade disponível. Hoje já são mais de 90%.
Cerca de 9% do faturamento da empresa provém das vendas digitais, o triplo em relação ao período de pré-pandemia. Cerca de 80% das entregas já acontece dentro do prazo de quatro horas. Mas o gargalo ainda está no percentual restante. “Medimos isso como loucos, para ter em estoque na loja esses 20%. Como são produtos de giro baixo, a tendência é ter um volume menor estocado [pelo alto custo de estoque parado]. Se não tenho na loja no dia, será precisa vir do centro de distribuição, o que leva um dia”, comenta o executivo.
Fonte Panorama Farmacêutico
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