Mercado de biotecnologia já sombrio, tornou-se mais assustador para os candidatos a emprego, principalmente executivos
por: Kyle LaHucik | Endpoints
É um soco no estômago para aqueles que têm esperança de dias melhores desde 2022, quando o mercado de biotecnologia caiu após anos de crescimento vertiginoso.
Anos depois, não parece muito melhor para a força de trabalho de biotecnologia. O financiamento público está em uma rotina. Os IPOs secaram. As empresas estão parando de trabalhar em qualquer candidato a medicamento. Informou a Endpoints News.
Os investidores querem que seu dinheiro vá para medicamentos nas clínicas. Quanto aos cortes nas agências federais de saúde, eles já estão tendo um impacto negativo nos cronogramas regulatórios, e há milhares de trabalhadores científicos anteriormente empregados pelo NIH e outras agências que agora estão desempregados.
Algumas empresas biofarmacêuticas pausaram as contratações, disseram vários recrutadores do setor e empresas de busca de executivos.
"Isso pode ser uma pequena pausa ou uma longa pausa", disse Bill Holodnak, fundador da empresa de busca de executivos Occam Global, que recentemente colocou o ex-vice-comissário principal da FDA, Namandjé Bumpus, no conselho da Recursion. "Espero que seja uma aberração de curto prazo com base em decisões políticas que terão sido tomadas ou se vai colocar um freio de longo prazo. Mas definitivamente vemos uma pausa nas contratações."
Ao mesmo tempo, milhares de trabalhadores estão em busca de novos empregos após mais de 70 rodadas de demissões de startups privadas de biotecnologia, desenvolvedores de medicamentos de médio porte e grandes fabricantes de produtos farmacêuticos até agora este ano. Cerca de 10 empresas fecharam ou divulgaram planos para fazê-lo em 2025.
"Não sei se é só porque é mais um martelo e é agudo, mas o sentimento é ainda mais azedo dos funcionários e equipes de liderança" do que em 2023, disse Dan Gold, presidente do Fairway Consulting Group, que ajuda a recrutar executivos biofarmacêuticos e membros do conselho. "Não sei se é porque quando você é atingido no rosto pela segunda vez, dói mais, ou é realmente pior."
Muitos desenvolvedores de medicamentos, que já estão lutando contra um ambiente de financiamento difícil, estão "hesitantes" agora quando se trata de contratação. "Muito poucas empresas têm convicção na contratação", disse Eric Celidonio, fundador da Sci.bio Recruiting, por e-mail.
Para startups de biotecnologia, cada contratação pode parecer uma posição decisiva, especialmente em um clima com turbulência no mercado e falta de certeza. As biotecnologias nascentes estão se escondendo no LabCentral por períodos mais longos do que no passado, de acordo com Maggie O'Toole, chefe operacional e futura CEO da operadora de laboratório. O LabCentral abriga centenas de empresas em vários locais em Cambridge, MA.
As empresas tradicionalmente permanecem no LabCentral por cerca de 18 meses, mas algumas agora permanecem por até 36 meses para manter o acesso ao espaço do laboratório e às principais funções fornecidas pelo LabCentral, como gerentes de compras e equipamentos. As startups estão contratando em um ritmo mais lento e confiando mais em CROs, disse O'Toole.
Mesmo startups bem financiadas com instalações próprias estão contratando de maneira muito meticulosa. A Merida Biosciences, que acaba de divulgar uma Série A de US$ 121 milhões, é um exemplo de uma startup bem financiada que é cautelosa com a contratação.
"Vamos escolher grandes metas audaciosas e garantir que possamos atingi-las com uma equipe o mais enxuta possível, esticando-as, mas vendo-as crescer e se desenvolver, e não ficando muito grandes, muito rápido", disse o CEO da Merida, Adam Townsend.
Alguns trabalhadores deixaram a indústria, disse Celidonio. Mas alguns tipos de trabalho ainda estão em alta demanda, observou ele, apontando para o desenvolvimento clínico, regulatório e CMC. E se as tarifas farmacêuticas ocorrerem, isso pode levar a mais contratações nos Estados Unidos para CDMOs, disse Gold.
Para funções de missão crítica, como diretor científico e diretor médico, a pressão está aumentando à medida que os investidores se fixam em empresas de estágio clínico e reduzem as taxas de falha em ensaios clínicos.
"É um ambiente muito difícil", disse Gold. "Não é um ambiente muito indulgente para um CMO."
Comentários