Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Digital Health Monitor da Worldcom mostra que as empresas farmacêuticas continuam a subutilizar o poder do conteúdo localizado, da marca global geral, dos blogs e mostram um uso decrescente dos meios de comunicação social
NOVA YORK--(BUSINESS WIRE)--Um novo estudo global destacou que as maiores empresas farmacêuticas do mundo continuam subutilizando uma oportunidade de promover e proteger suas marcas por meio do uso efetivo de conteúdo localizado e mídia digital em todos os países em que atuam.
O relatório foi compilado pelo Worldcom Public Relations Group, a principal parceria global de empresas independentes de relações públicas. O Digital Health Monitor, que a Worldcom produz desde 2018, mostra que as principais empresas farmacêuticas não estão aproveitando o conteúdo localizado e não estão aproveitando ao máximo os canais digitais.
O estudo revelou que as prioridades de conteúdo digital e comunicação foram altamente influenciadas pelo local onde as empresas farmacêuticas estavam sediadas, com a maioria focando as mensagens na perspectiva cultural de seu país de origem. Ao não criar conteúdo com uma perspectiva global e localizada, as empresas farmacêuticas estão perdendo uma oportunidade de educar e proteger sua marca em todos os países em que atuam.
"As empresas farmacêuticas são parte integrante do setor de saúde e são responsáveis por pesquisar, desenvolver, fabricar e distribuir medicamentos e tratamentos médicos que salvam vidas", disse Serge Beckers, sócio-gerente da Wisse Kommunikatie. "Nesse importante papel, eles têm uma tremenda oportunidade de compartilhar notícias, inspirar ideias e compartilhar informações sobre doenças e distúrbios e sua prevenção de forma mais proativa. A liderança e a educação podem ser um caminho tremendo e eficaz para relacionamentos mais profundos com os clientes."
No mais recente Digital Health Monitor, a Worldcom Healthcare analisou as atividades de mídia digital e as pegadas de 25 empresas farmacêuticas em 27 países em 11 canais digitais para o período entre 2023-2024.
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Top 5 Classificações Gerais
A Roche Pharmaceuticals subiu duas posições de sua posição em 2023 para liderar o ranking este ano de comunicações digitais. A Pfizer também subiu três posições, de quinta no ano anterior para vice-campeã. AbbieVie substituiu a Sanofi entre os cinco primeiros.
Com três das empresas de 2021 não mais no Top 5, o Healthcare Monitor mostra que alavancar comunicações digitais, mídias sociais e conteúdo direcionado pode ajudar a impulsionar novas organizações para posições gerais mais fortes.
2024 |
2023 |
2021 |
1. Roche Pharmaceuticals |
1. Sanofi |
1. Abbott |
2. Pfizer |
2. Novartis |
2. Pfizer |
3. Novartis |
3. Roche Pharmaceuticals |
3. AbbVie |
4. Bayer (Pharmaceuticals Division) |
4. Bayer (Pharmaceuticals Division) |
4. AstraZeneca |
5. AbbVie |
5. Pfizer |
5. Novo Nordisk |
Análise das principais atividades digitais identificadas pelo Digital Health Monitor
Site Web
Todas as 25 empresas farmacêuticas têm um site global, não têm sites cobrindo cada país de operação, não satisfazendo assim a demanda por conteúdo local. As empresas farmacêuticas que mais usaram sites de países foram a Pfizer e a Roche Pharmaceuticals, com ambas tendo sites locais em 24 dos 27 países em que operam.
Blogs
As empresas farmacêuticas fizeram mais uso do poder dos blogs do que em 2023. O 'impacto do blog' ainda é muito modesto, com um percentual médio de uso de apenas 29%. Enquanto todos, exceto dois produtos farmacêuticos, relatam ter um "blog global", blogs locais são difíceis de encontrar, com uma média de apenas 26% das operações do país produzindo blogs.
Canais de mídia social
X (Twitter) – Houve um grande êxodo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter. A representatividade e o uso sustentado caíram de 12% para 9%. Trata-se de uma mudança drástica em relação ao primeiro relatório, em 2018, quando 32% das empresas estavam presentes no canal e o utilizavam.
Facebook – Depois de uma queda em 2023 para 9% de uso, muitas empresas reiniciaram suas atividades de conta. Em 2024, havia 12% das contas em que a atividade sustentada era evidente.
LinkedIn - Todas as 25 empresas têm contas globais no LinkedIn. Enquanto a Novartis e a Roche Pharmaceuticals permaneceram no topo da lista, agora há outras 5 empresas que se juntaram a elas para ter uma eficiência do LinkedIn acima de 20%.
YouTube - As contas locais do YouTube foram criadas apenas em alguns países, e o mesmo vale para outros canais com foco visual, como o Instagram.
TikTok – Depois de não ver nenhum uso em 2023, apenas 1% das empresas farmacêuticas aproveitaram esse canal este ano. Isso sem dúvida representa uma oportunidade perdida de engajar e construir confiança nesta plataforma com um público maior e mais diversificado.
As cinco principais recomendações da Worldcom Healthcare para melhorar o ROI das comunicações on-line.
- Seja sensível aos desenvolvimentos sociais, tais como: a importância acrescida de um equilíbrio realista entre a vida profissional e pessoal, DEI, ESG, a necessidade de reduções dos custos dos cuidados de saúde, etc. Comunicar sobre esses temas aumentará sua reputação como uma organização confiável.
- Comunique sobre os benefícios de seus produtos, não sobre os produtos.
- A falta de pessoal é iminente. Com uma nova geração de funcionários entrando no local de trabalho, é vital obter o equilíbrio certo, tanto em termos de mensagens-chave quanto de canais de comunicação.
- No fluxo do TikTok, grandes marcas como Facebook, Instagram e YouTube migraram para conteúdo de vídeo de formato curto para manter os usuários engajados. Invista em pessoas ou agências que possam criar esse tipo de conteúdo
- Adote uma perspectiva global e local ao criar uma estratégia de conteúdo eficaz, tanto em termos de linguagem quanto de conteúdo.
Faça o download do Relatório do Monitor de Saúde Digital Worldcom 2024 e leia todas as 10 recomendações de nossos especialistas.
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