Remédio experimental pode curar gripe em 24 horas

remc3a9dio-experimental-pode-curar-gripe-em-24-horas.png?width=600

(artisteer/iStock)

Droga pode chegar ao Japão já no primeiro semestre deste ano.

Uma empresa farmacêutica japonesa afirma ter criado um remédio que pode acabar com o vírus da gripe em até 24h.

A droga, que está nas fases finais de testes, também pode reduzir o poder de contágio da doença – e só precisa de uma dose para fazer efeito completo. Chamada de ‘baloxavir marboxil’, ela pode chegar às farmácias japonesas já em maio de 2018. O remédio já foi testada com sucesso em 1,436 pacientes.

Seu funcionamento é simples: ele inibe uma enzima de restrição que é essencial para que os vírus se repliquem e sintetizem proteínas a partir do próprio material genético. Com este bloqueio, o remédio não só evita que o vírus se espalhe, mas também limita sua habilidade de entrar em nossas células e induzir os sintomas da gripe.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">

Pacientes que começaram a mostrar sinais de infecção nas primeiras 48 horas disseram ter se livrado dos sintomas 53 horas depois de tomar uma pílula do baloxavir marboxil. O efeito do remédio no organismo começava antes: em 24h, o vírus já parava de se replicar. Já os pacientes que tomaram placebo – e contavam apenas com o próprio sistema imunológico para combater o vírus – só se sentiam melhor depois de 80 horas.

Os testes também sugerem que o remédio pode causar menos efeitos colaterais que outros disponíveis no mercado. Mas nem tudo são flores: o estudo excluiu pessoas com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, tornando impossível de saber se, em casos mais severos, o remédio funcionaria tão bem.


Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob