Molnupiravir, remédio para tratar a covid-19 da farmacêutica MSD

Molnupiravir, remédio para tratar a covid-19 da farmacêutica MSD -- Foto: Divulgação/MSD

 

Por Nikkei Asia, Valor — Pequim

 

O rápido relaxamento das restrições sobre a covid-19 na China em dezembro passado desencadeou uma onda de vendas de medicamentos antivirais, incluindo o Paxlovid, da Pfizer, mas o acesso a esse tratamento foi limitado devido à baixa oferta doméstica. Isso abriu as portas para um próspero mercado paralelo de versões e cópias genéricas indianas que se revelaram falsas.

O Paxlovid estava inicialmente disponível a preços de 1.890 a 3.000 yuans (US$ 280 a US$ 445) por 30 comprimidos para uso durante cinco dias, mas somente para hospitais designados para covid-19 e alguns estabelecimentos privados de ponta.

Embora a Pfizer tenha aumentado os suprimentos e o governo chinês esteja pressionando para tornar o medicamento mais amplamente disponível, apenas um pequeno número de residentes tem acesso a ele. Consequentemente, muitas pessoas estão se voltando para vendedores estrangeiros obscuros.

Em meio a um frenesi de compras, alguns vendedores pediram até 10 mil yuans por uma caixa de Paxlovid, disse o distribuidor de medicamentos Yang Ming ao “Nikkei Asia”. "Mesmo que você gaste o dinheiro, muitos vendedores não podem ter certeza de quando você pode obter as drogas ou dizer de onde vêm as drogas", disse o sócio de Yang, Wang Cheng. "O mercado está um caos." Yang e Wang são pseudônimos usados a pedido dos entrevistados.

A fonte das pílulas para tratamento de covid-19 falsificadas pode muito bem ser alguns dos fabricantes de medicamentos genéricos da Índia, de acordo com distribuidores como Yang e Wang.

Testes de laboratório de medicamentos importados mostram que alguns deles não contêm o princípio ativo antiviral. Alguns distribuidores disseram que pararam de comprar das fábricas indianas. Embora a Índia seja o maior fornecedor mundial de medicamentos genéricos, produzindo 20% do total das exportações farmacêuticas globais, a indústria não tem uma reputação boa de controle de qualidade.

As versões genéricas do Paxlovid não podem ser vendidas legalmente na China, pois os medicamentos são produzidos para países de baixa renda sob um acordo de patente de medicamentos apoiado pelas Nações Unidas. A China não está na lista de países de baixa e média renda que se qualificam para o acordo.

Os reguladores de medicamentos chineses disseram em janeiro que as autoridades haviam apreendido um lote de versões falsas do Paxlovid. Algumas das drogas falsificadas não continham ingredientes válidos ou tinham adicionado ilegalmente outros ingredientes, disse a Administração Nacional de Produtos Médicos da China.

Medicamentos falsificados podem ser perigosos e representam um sério risco à saúde pública. Anteriormente, especialistas da Pfizer encontraram substâncias nocivas em outros medicamentos falsificados, incluindo ácido bórico, tinta para rodovias com chumbo, polidor de piso, pó de tijolo e metais pesados.

No final de dezembro, um blogueiro de ciência levantou questões sobre medicamentos genéricos indianos que circulavam na China. Logo, mais blogueiros e organizações sem fins lucrativos começaram a testar caixas de Primovir e Paxista, duas das principais versões genéricas do Paxlovid fabricadas na Índia e vendidas no mercado paralelo da China.

Yin Ye, diretor executivo da empresa chinesa de pesquisa genética BGI Group, ofereceu-se para pagar de seu próprio bolso para contratar os laboratórios de sua empresa para conduzir testes com os antivirais genéricos indianos encontrados na China.

Entre 249 amostras testadas até agora, 92,4% não continham nirmatrelvir, o principal medicamento antiviral do Paxlovid, divulgou Yin nas redes sociais. A maioria dos medicamentos falsificados foi embalada como Primovir, disse ele.

Wang disse que colaborou com a fabricante indiana de medicamentos genéricos Astrica Healthcare antes mesmo da pandemia. No início de 2022, depois de descobrir que o Primovir vendia bem em farmácias na Índia, ele contratou a farmacêutica para fabricar o medicamento e trabalhou com um atacadista de medicamentos licenciado para fornecer desembaraço alfandegário em Hong Kong. Ele começou a aceitar encomendas em abril, principalmente de compradores da parte continental da China, Hong Kong e Macau.

Como a demanda aumentou de novembro a dezembro, Wang aumentou as importações do medicamento. Considerando as preocupações com medicamentos falsificados, ele enviou amostras de três lotes para vários laboratórios para testes. Os resultados mostraram que os dois primeiros lotes continham a quantidade certa de medicamento antiviral, enquanto o terceiro continha apenas oseltamivir, um antiviral usado para tratar influenza, não covid-19.

Era improvável que os medicamentos falsificados fossem substituídos durante o transporte, já que seu comprador gravava os vídeos na entrega na fábrica, disse Wang, e cada carregamento era totalmente documentado desde a alfândega de Hong Kong até os armazéns na parte continental da China. Ele disse que suspeitava que os medicamentos falsos fossem originários da fábrica indiana e parou de comprar dela.

Wang disse que a Astrica entregou menos medicamento do que o prometido desde o final de dezembro, mesmo quando havia mais disponível no mercado.

Nem a Astrica nem a Azista Bhutan Healthcare, a farmacêutica indiana que produz o Paxista, responderam aos pedidos de comentários. A Astrica reconheceu ao STAR Market Daily, um canal de notícias chinês administrado pelo Shanghai United Media Group, que sua fábrica produzia Primovir sem nirmatrelvir devido ao aumento da demanda.

Wang disse que quando trabalhou pela primeira vez com a Astrica, as duas fábricas da empresa podiam produzir cerca de 2 mil caixas de Primovir por dia. Mas, em meados de dezembro, os suprimentos da Astrica para os distribuidores chineses excederam em muito esse nível, ele soube por meio de outros distribuidores. Ele disse que entrou em contato com a Astrica várias vezes sobre os medicamentos falsificados, mas a empresa negou repetidamente a fraude e só disse a ele no início de janeiro que a empresa havia aberto uma nova linha de produção.

Liu Junning (um pseudônimo), que comprou duas caixas de Primovir de um distribuidor de Hong Kong em dezembro, disse que a primeira caixa foi testada como autêntica, mas a segunda não continha nirmatrelvir, apenas oseltamivir. Ele comparou as duas caixas e descobriu que as cores, a fonte e as informações de telefone nas embalagens, bem como o formato dos comprimidos, eram todos diferentes. O distribuidor de Hong Kong disse que foi porque o fabricante indiano produziu o segundo lote de uma nova linha de produção, disse Liu. Ele também acabou recebendo um reembolso do distribuidor, disse ele.

Em 2021, a Pfizer concordou em disponibilizar o Paxlovid para produção genérica por meio do Medicines Patent Pool, uma organização de saúde pública apoiada pelas Nações Unidas originalmente criada para fornecer acesso a medicamentos para o HIV fora dos países ricos.

Existem quatro versões genéricas do Paxlovid disponíveis na Índia. Além do Primovir e do Paxista, existem o Paxzen, da Zenara Pharma, e o Nirmacom, da Hetero. Apenas a Hetero recebeu uma licença da Pfizer. A Nirmacom obteve a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento de covid-19. O Paxzen, da Zenara, ganhou autorização de uso emergencial na Índia.

Em 2018, o regulador de medicamentos da Índia identificou quase 4,5% de todos os medicamentos genéricos no mercado doméstico como abaixo do padrão. A mídia indiana local atribuiu o problema à falta de instalações de teste de qualidade, corrupção desenfreada no sistema de licenciamento de medicamentos e vendedores de medicamentos falsificados.

Um relatório de 2019 do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos sobre proteção de direitos de propriedade intelectual afirmou que até 20% dos medicamentos vendidos na Índia eram falsificados, uma alegação que o secretário de saúde indiano classificou como imprecisa e “uma contradição da próspera indústria de medicamentos genéricos do país”.

O oseltamivir encontrado em grande parte do Primovir falso seria difícil de ser obtido por fábricas não farmacêuticas, disse Wang. Alguns blogueiros alegaram que algumas das drogas falsas contêm principalmente amido.

A Astrica foi fundada em agosto de 2021. Os diretores da empresa estão listados como Sateesh Reddy Kadari e Asha Kiran Kadari. Os irmãos emigraram para o Reino Unido, disse Wang, citando informações que soube recentemente de pessoas familiarizadas com o assunto.

Vários distribuidores chineses solicitaram dezenas de milhões de yuans de reembolso da Astrica, mas não receberam uma resposta da empresa, disse Wang.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob