O Estado de S.Paulo
Jornalista: Fabiana Cambricoli e João Ker
Apesar dos recentes anúncios do governador João Doria sobre a produção local da Coronavac e sobre o cronograma de vacinação do Estado, previsto para ter início em 25 de janeiro, os resultados de eficácia da vacina ainda não são conhecidos.
Segundo o Instituto Butantã, tais dados serão divulgados até o próximo dia 15 de dezembro e o pedido de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será feito de imediato.
Etapas anteriores do estudo da Coronavac já demonstraram que ela é segura e induziu a produção de anticorpos em 97% dos voluntários da pesquisa. Resta saber se, na fase 3 dos testes clínicos, essa resposta imune foi capaz de prevenir os indivíduos de desenvolver a doença.
A data de divulgação dos resultados de eficácia já foi alterada duas vezes pelo governo de São Paulo. Inicialmente, Doria prometeu apresentar os dados em meados de outubro, mas, na ocasião, foram divulgados somente os resultados de segurança.
Mais recentemente, o Butantã informou que a análise de eficácia seria finalizada e divulgada na primeira semana de dezembro, prazo posteriormente alterado para a segunda quinzena do mesmo mês. / F.C. E J.K
Comentários