O Globo

Jornalista: Felipe Moura

30/10/19 - O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira que o Brasil, na média, atingiu a meta de 95% de vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses a um ano. Ao todo, 14 estados superaram o índice, mas outros 12 e o Distrito Federal ficaram aquém do indicador geral. Desses, a menor cobertura ocorreu no Rio de Janeiro , com 69,24% das crianças imunizadas.


O Brasil concluiu agora no dia 25 de outubro a primeira fase da campanha contra o sarampo para que a gente possa eliminar a doença do território nacional. Conseguimos, preliminarmente, 95% de cobertura. Catorze estados com coberturas superiores à meta já estão se preparando para segunda fase — disse Wanderson de Oliveira, secretário de vigilância em saúde.

Até aqui, 19 estados apresentam transmissão ativa de sarampo. Nos últimos 90 dias, 5.560 casos foram confirmados. Em 2019, são 10.429, mas uma parte desses casos é referente ao surto que teve origem na região Norte, ainda em 2018, e se estendeu até maio deste ano, após a onda de migração dos venezuelanos, segundo o Ministério da Saúde. O surto atual começou em São Paulo, com vírus trazido da Noruega e de Israel.

Cerca de 90,5% dos casos registrados foram no estado de São Paulo. Esse índice já foi superior a 99% e está caindo, segundo Wanderson. No entanto, outras unidades da federação estão sob atenção da pasta: Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Bahia.

— O surto em São Paulo reduziu a velocidade, mas temos transmissão em 18 estados da Federação e no interior de São Paulo. Esse é momento de ampliarmos a cobertura e não deixar a transmissão aumentar. Pelos dados preliminares, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná implicam em maior atenção, pois estão tendo casos principalmente em adultos jovens — disse Wanderson.

Entre 18 e 30 de novembro, a pasta dará início a uma nova fase da campanha, desta vez com foco nas pessoas que têm entre 20 e 29 anos. O objetivo é diminuir a velocidade de transmissão do vírus. Este grupo é um dos mais atingidos pela doença e, com as festas de fim de ano e a proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde vai priorizá-lo, pois é uma parcela da população que viaja e se desloca mais.

Municípios terão lista de crianças a serem vacinadas


Quando os municípios são analisados, quase 34,5% (1.923) não atingiram a meta de 95% e precisam reforçar os esforços após a campanha. Para ajudar as prefeituras, a pasta levantou 6,5 milhões registros vacinais de crianças entre seis meses e cinco anos. A lista traz a quantidade de doses aplicadas da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Com o documento, os gestores de cada cidade poderão fazer busca ativa das crianças, nominalmente, que não estão com a vacina em dia.

O aumento da cobertura vacinal é importante para os municípios. Isso porque o Ministério da Saúde criou um fundo de R$ 206 milhões para incentivar as prefeituras a vacinarem crianças entre seis meses e cinco anos. Metade desse valor já foi repassado em outubro para os fundos municipais, de forma proporcional à população de cada cidade.

No entanto, só terão acesso aos R$ 103 milhões que restaram os municípios que atingirem os 95% de cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral em crianças de 12 meses e informarem ao ministério e à secretaria local de Saúde sobre o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente.


— Metade do recurso era livre para todos os municípios e a outra metade com a meta dos 95%. Nesse momento, dois terços dos municípios vão fazer jus a todo o recurso financeiro — afirmou Erno Harzheim, secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde.

Perguntas e respostas sobre o assunto

1. O que é e como se prevenir?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave — especialmente para crianças pequenas —, transmissível e extremamente contagiosa. A única prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

2. Quantas doses de vacina são necessárias?
Para ser considerado protegido, é preciso tomar duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês. O esquema atual do Calendário Nacional de Vacinação é de uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade, e a segunda dose da vacina tetra viral aos 15 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças, adolescentes e adultos até 29 anos de idade que ainda não foram vacinados devem receber duas doses. Aqueles que têm de 30 a 49 anos de idade, dose única.

3. Mesmo quem não tem certeza se já foi imunizado deve tomar a vacina?
Sim. Não existe "overdose" de vacina. Caso haja dúvida se foi imunizado ou não, o recomendado é se vacinar, tomando as duas doses. Isso vale para adultos e crianças.

4. Há alguma contraindicação para a vacina?
A vacina é contraindicada para gestantes, bebês menores de 6 meses de idade e pessoas com a imunidade comprometida por causa de alguma doença. No caso das gestantes, elas devem esperar para serem vacinadas após o parto.

5. Como o sarampo é transmitido?
Geralmente, o sarampo se espalha no ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Também pode ser transmitido pela saliva (beijo ou bebidas compartilhadas); por contato com a pele (apertos de mão ou abraços); e pelo toque em uma superfície contaminada (cobertor ou maçaneta).

6. Quais são os sintomas?
Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Os principais sinais são: febre alta, conjuntivite, irritação na pele e manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza, dor de garganta.

7. Existe tratamento?
Não há tratamento. A estratégia terapêutica é para aliviar os sintomas, com uso de antitérmicos vendidos sem prescrição médica ou vitamina A.

*Estagiário sob supervisão de Renata Mariz

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob