12149992285?profile=RESIZE_180x180

Embora seja cada vez mais difícil fazer novos amigos quando adulto para ajudar a compensar a solidão, fazer um robô companheiro para apoiar idosos socialmente isolados pode ser uma solução promissora. Crédito: Neuroscience News

 

Resumo: Um novo relatório sugere que os robôs companheiros aprimorados por IA podem aliviar a crescente epidemia de solidão. O estudo descreve a necessidade de considerações éticas e diretrizes sobre seu uso, e também propõe uma nova maneira de medir o impacto de um robô companheiro. Os pesquisadores sugerem que esses robôs podem ser uma solução imediata para indivíduos isolados sem outras opções.

 

Principais Fatos*:

  1. A solidão, que afeta cerca de um terço da população mundial, acarreta sérios riscos para a saúde comparáveis aos do tabagismo.
  2. Robôs companheiros capacitados por IA podem se envolver em conversas mais espontâneas e imitar as vozes de entes queridos, ajudando a reduzir o estresse e a solidão.
  3. A proposta "Companion Robot Impact Scale" visa quantificar os benefícios dos robôs companheiros na saúde física e na solidão.

Robôs companheiros aprimorados com inteligência artificial podem um dia ajudar a aliviar a epidemia de solidão, sugere um novo relatório de pesquisadores das universidades de Auckland, Duke e Cornell.

 

O relatório, publicado na edição de 12 de julho da Science Robotics, faz um mapeamento de  algumas das considerações éticas para governos, formuladores de políticas, tecnólogos e clínicos, e insta as partes interessadas a se unirem para desenvolver rapidamente diretrizes para confiança, agência, engajamento e eficácia no mundo real.

"No momento, todas as evidências apontam para ter um amigo de verdade como a melhor solução", disse Murali Doraiswamy, MBBS, FRCP, professora de Psiquiatria e Geriatria da Duke University e membro do Duke Institute for Brain Sciences.

"Mas até que a sociedade priorize a conexão social e os cuidados com os idosos, os robôs são uma solução para os milhões de pessoas isoladas que não têm outras soluções."

O número de americanos sem amigos próximos quadruplicou desde 1990, de acordo com o Survey Center on American Life. O aumento da solidão e o isolamento social podem afetar um terço da população mundial e trazer sérias consequências para a saúde, como aumento do risco de doenças mentais, obesidade, demência e morte precoce.

A solidão pode até ser um fator de saúde tão pernicioso quanto fumar cigarros, de acordo com o cirurgião geral dos EUA, Vivek H. Murthy, M.D.

Embora seja cada vez mais difícil fazer novos amigos quando adulto para ajudar a compensar a solidão, fazer um robô companheiro para apoiar idosos socialmente isolados pode ser uma solução promissora.

"A IA apresenta oportunidades empolgantes para dar aos robôs companheiros maiores habilidades para construir conexão social", disse Elizabeth Broadbent, Ph.D., professora de Medicina Psicológica na Waipapa Taumata Rau, Universidade de Auckland.

"Mas precisamos ter cuidado para construir regras para garantir que elas sejam morais e confiáveis."

Robôs sociais como o ElliQ tiveram milhares de interações com usuários humanos, quase metade relacionadas a simples companhia, incluindo companhia em uma xícara de chá ou café.

Um corpo crescente de pesquisas sobre robôs companheiros sugere que eles podem reduzir o estresse e a solidão e podem ajudar as pessoas mais velhas a permanecerem saudáveis e ativas em suas casas.

Robôs mais novos incorporados com programas avançados de IA podem promover conexões sociais mais fortes com humanos do que as gerações anteriores de robôs.

A IA generativa como o ChatGPT, que é baseada em grandes modelos de linguagem, permite que os robôs se envolvam em conversas mais espontâneas e até mesmo imitem as vozes de velhos amigos e entes queridos que faleceram.

Os médicos também estão majoritariamente a bordo, apontam os autores. Uma pesquisa da Sermo com 307 prestadores de cuidados na Europa e nos Estados Unidos mostrou que 69% dos médicos concordaram que os robôs sociais poderiam fornecer companhia, aliviar o isolamento e potencialmente melhorar a saúde mental dos pacientes. 

A maioria dos médicos também acha que as companhias de seguros deveriam cobrir o custo dos robôs companheiros se eles provarem ser um suplemento de amizade eficaz. Como medir o impacto de um robô, no entanto, continua complicado.

Essa falta de mensurabilidade ressalta a necessidade de desenvolver medidas de desfecho avaliadas pelo paciente, como a que está sendo desenvolvida pelos autores.

A (“Companion Robot Impact Scale” (Co-Bot-I-7)) "Escala de Impacto de Robôs Companheiros" (Co-Bot-I-7) tem como objetivo estabelecer o impacto na saúde física e na solidão, e está mostrando que as máquinas companheiras já podem estar se mostrando eficazes.

Os primeiros resultados do laboratório de Broadbent, por exemplo, descobriram que androides amáveis ajudam a reduzir o estresse e até mesmo promover a cicatrização da pele após uma pequena ferida.

"Com as diretrizes éticas certas", concluem os autores em seu relatório, "podemos ser capazes de aproveitar o trabalho atual para usar robôs para criar uma sociedade mais saudável".

Além do Dr. Doraiswamy e do Professor Broadbent, os autores do estudo incluem Mark Billinghurst, Ph.D., e Samantha Boardman, M.D.

O Professor Broadbent e o Dr. Doraiswamy serviram como conselheiros da Sermo e de empresas de tecnologia. Dr. Doraiswamy, Professor Broadbent e Dr. Boardman são co-desenvolvedores da escala Co-Bot-I-7.

 

Fonte Neuro Science News

 

*Universidade Duque 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob