- Uma injeção subcutânea semanal de CT-388 atingiu uma perda de peso estatisticamente significativa ajustada por placebo de 22,5% (p < 0,001) às 48 semanas na dose mais alta testada (24 mg), sem atingir um platô de perda de peso
- 54% dos participantes na dose de 24 mg alcançaram resolução da obesidade (IMC <30 kg/m2) contra 13% no grupo placebo
- O CT-388 demonstrou um perfil de segurança e tolerabilidade geralmente consistente com sua classe de medicamentos, sem sinais novos ou inesperados de segurança
A Roche anunciou resultados positivos do CT388-103, um ensaio clínico de Fase II do CT-388, um agonista dual investigativo dos receptores GLP-1/GIP em desenvolvimento para o tratamento da obesidade. O estudo constatou que injeções subcutâneas semanais de CT-388 (tituladas até 24 mg) resultaram em perda de peso ajustada por placebo significativa e clinicamente significativa de 22,5% (estimando de eficácia), sem atingir um platô de perda de peso às 48 semanas. Foi observada uma relação dose-resposta clara na perda de peso. Para o estimando do regime de tratamento, a perda de peso ajustada por placebo obtida com CT-388 foi de 18,3% (valor p < 0,001). Na semana 48 da dose de 24 mg, 95,7% dos participantes tratados com CT-388 alcançaram perda de peso de ≥5%, 87% alcançaram ≥10%, 47,8% alcançaram ≥20% e 26,1% alcançaram ≥30%. 73% dos participantes que eram pré-diabéticos no início do jogo e tratados com CT-388 em 24 mg atingiram níveis normais de glicose no sangue na semana 48, em comparação com 7,5% no grupo placebo.
O tratamento foi bem tolerado, com a maioria dos eventos adversos relacionados a doenças gastrointestinais sendo leves a moderados, geralmente consistentes com a classe dos medicamentos incretinos. Além disso, a taxa de descontinuação do tratamento devido a eventos adversos foi baixa (5,9% nos braços CT-388; 1,3% nos grupos placebo). Os resultados completos do estudo serão apresentados em um próximo congresso médico.
"Estamos satisfeitos em ver uma perda de peso tão significativa em pessoas tratadas com CT-388", disse Levi Garraway, M.D., Ph.D., Diretor Médico da Roche e Chefe de Desenvolvimento Global de Produtos. "A robusta perda de peso combinada com um perfil de segurança bem tolerado reforça nossa confiança no programa de desenvolvimento clínico à medida que avançamos para os ensaios de Fase III."
Com seu portfólio cardiometabólico em crescimento e forte expertise diagnóstica, a Roche está avançando padrões transformadores de cuidado para melhorar a vida das pessoas que vivem com doenças cardiometabólicas, além de reduzir o peso significativo sobre os sistemas de saúde e a sociedade.
A obesidade é reconhecida como o maior fator de risco único para doenças crônicas no mundo. Até 2035, mais de quatro bilhões de pessoas (mais da metade da população mundial) devem viver com excesso de peso ou obesidade, uma tendência que afeta quase todos os países. Esse aumento é impulsionado por uma mistura complexa de genética e biologia, bem como fatores comportamentais, ambientais e socioeconômicos, colocando uma pressão crescente nos sistemas de saúde devido ao peso associado das comorbidades e à redução da qualidade de vida.
Desde que integramos o CT-388 ao pipeline da Roche, o designamos como um ativo acelerado e aceleramos significativamente seu desenvolvimento clínico para levar essa terapia potencial aos pacientes. O CT-388 está atualmente sendo investigado em um estudo adicional de Fase II (CT388-104) para avaliar a eficácia, segurança e tolerabilidade do CT-388 em participantes que vivem com obesidade ou estão acima do peso e têm DT2. O programa de ensaios clínicos de fase III do CT-388 em obesidade (Enith1 e Enith2) deve começar neste trimestre. Além de oferecer eficácia robusta como terapia independente, o CT-388 também desempenha um papel fundamental em desbloquear a promessa do nosso pipeline de obesidade e é considerado um ativo combinado para a petrelintida.
Sobre o estudo da Fase II CT-388 (103) [NCT06525935]
O ensaio de Fase II, multicêntrico, randomizado, duplo cego, controlado por placebo e com determinação paralela de dose, foi projetado para avaliar a eficácia e segurança do CT-388 em doses baixas, médias e altas em 469 pessoas com obesidade. Inclui adultos com obesidade (IMC≥30,0 kg/m2) ou acima do peso (IMC ≥27,0 e <30,0 kg/m2) com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso sem diabetes tipo 2 e avaliou cinco coortes de dosagem com diferentes esquemas de aumento de titulação, sendo 24mg a dose mais alta testada. O principal desfecho foi a porcentagem de variação do peso corporal do início até a semana 48.
Sobre o CT-388
CT-388 é um agonista subcutâneo experimental injetável uma vez por semana, duplo dos receptores GLP-1/GIP, desenvolvido para o tratamento da obesidade, diabetes tipo 2 e outras comorbidades relacionadas à obesidade. O objetivo é reduzir o apetite e regular o açúcar no sangue, direcionando e ativando seletivamente ambos os receptores que integram sinais derivados de nutrientes para controlar a homeostase energética. O CT-388 foi projetado para ter ativação potente tanto dos receptores GLP-1 quanto GIP, mas com recrutamento mínimo ou nenhum de ß-arrestina em qualquer um dos receptores. Essa sinalização enviesada minimiza significativamente a internalização dos receptores e a consequente dessensibilização, o que deve levar a uma atividade farmacológica prolongada.
Comentários