FOTO DE ARQUIVO: Logotipo da empresa farmacêutica suíça Roche é retratado em Rotkreuz

Um logotipo da empresa farmacêutica suíça Roche em Rotkreuz, Suíça, 12 de abril de 2012. REUTERS/Michael Buholzer/File Photo adquirem direitos de licenciamento

 

 

BERLIM, 23 Ago (Reuters) - A Roche publicou inadvertidamente dados positivos de testes de medicamentos contra o câncer de pulmão a partir de uma análise interna, aumentando as ações da farmacêutica suíça, embora mais dados sejam necessários para confirmar a eficácia do tratamento.

A Roche disse hoje que os participantes do mercado tomaram conhecimento da divulgação inadvertida de uma análise de dados provisória sobre a nova imunoterapia tiragolumabe, parte de uma classe experimental de medicamentos conhecida como anti-TIGIT.

Em comunicado, a empresa disse que os dados, que "não estavam maduros", mostraram uma taxa de risco de sobrevivência global de 0,81, o que significa que os pacientes que tomaram o medicamento tiveram uma taxa de mortalidade 19% menor do que aqueles em um grupo paralelo sem o medicamento.

A leitura ainda não é estatisticamente significativa, o que significa que os efeitos aleatórios não podem ser descartados com certeza suficiente, mas um porta-voz da Roche disse que os pesquisadores continuarão a coletar dados de testes, com resultados de sobrevivência mais sólidos que devem ser publicados no primeiro trimestre de 2024.

Os dados elevaram as ações da Roche em 5% e elevaram as ações de outras empresas que testam medicamentos anti-TIMIT.

Ações da Merck & Co (MRK.N) e Gilead Sciences (GILD. O) subiram entre 1% e 2% nas negociações de pré-mercado dos EUA, enquanto as da desenvolvedora de medicamentos iTeos Therapeutics (ITOS. O) e Arcus Biociências (RCUS. N) subiram cerca de 30%.

No ano passado, a eficácia do medicamento foi posta em dúvida quando dados do estudo mostraram que o tiragolumabe não retardou a progressão da doença. Mas os investidores têm esperado por dados de longo prazo sobre a sobrevivência para ver se o tratamento ainda tem potencial médico e comercial.

Analistas da Evercore ISI disseram em uma nota de pesquisa que "se depararam com uma apresentação no site da Roche", descrevendo os dados como muito bons.

Analistas do J.P. Morgan disseram que os dados provisórios sugerem que um benefício de sobrevivência está ao alcance na análise final, mas a relevância clínica permanece incerta.

A divulgação não intencional diz respeito à segunda análise provisória de um ensaio de Fase III conhecido como Arranha-Céu 1. Ele avaliou uma combinação de tiragolumabe e o medicamento Tecentriq estabelecido da Roche versus Tecentriq sozinho, disse a empresa.

O tiragolumabe funciona ligando-se seletivamente ao TIGIT, um receptor nas células do sistema imunológico que normalmente serve para prevenir um ataque imunológico equivocado contra células saudáveis.

Alguns cânceres desenvolveram um mecanismo que explora o TIGIT para continuar a crescer despercebido pelas células imunitárias que matam as células, levando a uma intensa investigação sobre o uso de anti-TIGITs em combinação com outras drogas contra o câncer.

 

Reportagem adicional de Paul Arnold em Zurique e Christy Santhosh em Bengaluru Edição por Jason Neely, Friederike Heine e Mark Potter.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob