Sanofi cria nova empresa européia líder no setor para fornecer insumos farmacêuticos ativos (IFA)
- A nova grande empresa de IFA garantirá capacidades significativas de fabricação e fornecimento essenciais para a Europa
- As vendas esperadas de €1 bilhão até 2022
- A sede será na França e a intenção de abertura de capital na Euronext Paris seriam avaliadas para uma decisão antecipada até 2022, sujeita às condições de mercado
Paris - 24 de fevereiro de 2020 - A Sanofi planeja criar uma importante empresa européia líder dedicada à produção e comercialização a terceiros de insumos farmacêuticos ativos (IFA).
O projeto consiste em criar uma empresa autônoma que combinaria as atividades comerciais e de desenvolvimento da IFA da Sanofi nos seis locais de produção europeus: Brindisi (Itália), Frankfurt Chemistry (Alemanha), Haverhill (Reino Unido), St Aubin les Elbeuf (França), Újpest (Hungria) e Vertolaye (França).
Com o aumento da escassez de medicamentos que afetam criticamente o atendimento ao paciente, a nova entidade contribuiria para apoiar e garantir a fabricação de IFAs, bem como as capacidades de fornecimento para a Europa e no exterior.
Na Europa, espera-se que a nova empresa ajude a equilibrar a forte dependência do setor de IFA proveniente da região asiática.
A nova empresa seria classificada como a segunda maior empresa de IFA do mundo, com aproximadamente €1 bilhão em vendas esperadas até 2022. A expectativa é incluir 3.100 funcionários qualificados e ter sede na França. Um IPO planejado na Euronext Paris seria avaliado com uma decisão esperada até 2022, sujeita às condições do mercado.
Philippe Luscan, vice-presidente executivo de Assuntos Industriais Globais da Sanofi, disse: “Com base na experiência construídas ao longo de décadas em nossa rede industrial, essa nova entidade ajudaria a garantir uma maior estabilidade no fornecimento de medicamentos a milhões de pacientes na Europa e no exterior. Com esse esforço, essa nova empresa seria ágil com autônomia e capaz de liberar seu potencial de crescimento, especialmente na captura de novas vendas de terceiros e de todas as oportunidades de um mercado crescendo a um ritmo de 6% ao ano”.
Ao operar de forma independente, a nova entidade planeja aumentar suas vendas a terceiros e expandir suas parcerias com outras empresas farmacêuticas, a fim de aproveitar novas oportunidades de crescimento e ter a capacidade de se adaptar habilmente às necessidades dos clientes. A nova empresa estaria posicionada de maneira única para se beneficiar de suas vantagens competitivas significativas, incluindo um amplo portfólio de produtos de volume e de nicho, altos padrões de qualidade, preços competitivos, capacidades e tecnologias industriais de ponta em toda a Europa (incluindo a França , Itália, Alemanha, Hungria e Reino Unido), além de alavancar uma extensa rede comercial que abrange mais de 80 países.
A Sanofi está totalmente comprometida com o sucesso da nova empresa e pretende estabelecer um relacionamento de longo prazo com o novo fornecedor de IFA e deter uma participação minoritária de aproximadamente 30% na nova empresa. Para fornecer as condições ideais para o sucesso, a Sanofi pretende que a nova empresa fique livre de dívidas, a fim de maximizar suas futuras capacidades de investimento, e está comprometida em permanecer um cliente importante.
* Sobre os ingredientes farmacêuticos ativos (IFA):
Ingredientes farmacêuticos ativos ou IFAs são os produtos químicos ou biológicos que têm um efeito terapêutico benéfico em um medicamento. Estas são as moléculas essenciais usadas na composição e na produção de qualquer medicamento.
Fonte: Globenewswire
Comentários