Iniciativa visa disseminar informações de qualidade sobre o impacto do vírus sincicial respiratório (VSR) na saúde infantil, engajando pais e responsáveis na proteção de todos os bebês
São Paulo, setembro de 2024 - A Sanofi, empresa global de saúde, acaba de lançar a campanha “Juntos Contra o VSR”, que tem como objetivo levar conscientização e educação sobre os riscos do vírus sincicial respiratório (VSR) – um dos principais causadores da bronquiolite e pneumonia em bebês¹. Com o intuito de informar pais e cuidadores sobre o impacto que este vírus pode causar, em especial aos recém-nascidos, a campanha incentiva a busca por orientação com especialistas sobre prevenção e imunização, impactando diferentes públicos, como leigos, médicos e outros profissionais de saúde.
Dada sua importância para aumentar a informação em prol saúde dos bebês, a campanha conta com a participação da influenciadora digital Flávia Calina, criadora de um dos maiores canais de educação infantil do Brasil e um dos principais nomes no segmento de maternidade, e que foi escolhida como embaixadora da campanha. Além dela, outros quatro influenciadores também farão parte desse time, levando informação nas redes sociais para seus seguidores.
“A infecção por este vírus pode ter consequências graves para os bebês e crianças pequenas. É essencial que pais e cuidadores estejam informados sobre as medidas de prevenção e os sinais de alerta da doença. A campanha '#JuntosContraoVSR' é um passo importante nessa direção, oferecendo recursos educativos que contribuem para a prevenção de complicações graves, como a bronquiolite e a pneumonia, e podem ajudar a evitar hospitalizações. Com o apoio de profissionais de saúde e influenciadores, estamos comprometidos em ampliar o alcance dessa mensagem vital e proteger a saúde de nossas crianças”. Comentou Sheila Homsani, Diretora médica de Vacinas da Sanofi Brasil.
O vírus sincicial respiratório é uma infecção altamente contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. As infecções por VSR são responsáveis por aproximadamente 60 a 80% das bronquiolites infantis e até 40% das pneumonias pediátricas.1,2 Os sinais e sintomas podem incluir indisposição acompanhada de febre e tosse. Um sintoma muito importante a ser percebido pelos pais é o "chiado no peito", que pode ser ouvido como um som agudo durante a respiração, semelhante a um assobio.3,4
“A campanha ‘Juntos Contra o VSR’ demonstra nosso compromisso em tornar acessíveis informações de alta qualidade sobre o vírus sincicial respiratório e seu impacto na saúde das crianças. Ao unir esforços com influenciadores de destaque e especialistas da área, buscamos criar uma conscientização abrangente e engajada que alerte para os sintomas e capacite pais e cuidadores a tomar medidas preventivas eficazes”. disse André Carneiro, Diretor de Marketing de Vacinas na Sanofi Brasil.
Referências
- Leader S, Kohlhase K. Recent trends in severe respiratory syncytial virus (RSV) among US infants, 1997 to 2000. J Pediatr. 2003;143(5 Suppl):S127-S132. doi:10.1067/s0022 3476(03)00510-9.
- Giovanni Piedimonte, MD, Miriam K. Perez, MD, 2014, Pediatrics in Review, Vol 35 No 12 (v1.0).
- CDC (Center for Disease Control and Prevetion) - RSV in Infants and Young Children. Disponível em: https://www.cdc.gov/rsv/high-risk/infants-young-children.html. Acesso em maio de 2024
- CDC (Center for Disease Control and Prevention) - RSV (Respiratory Syncytial Virus: Symphtoms and Care). Disponível em :https://www.cdc.gov/rsv/index.html. Acesso em 20 de maio de 2024.
Comentários