Incremento nas Vendas
Segundo Jaime, das 80 mil farmácias espalhadas pelo Brasil atualmente, 70 mil estão com os MIPs confinados, ou seja, fora do alcance do Shopper. E é aí que a Sanofi enxerga o grande potencial desse negócio. “É uma oportunidade enorme para a indústria e para as farmácias, para atrair de uma forma nova o shopper. É um projeto que aumenta as vendas por impulso, além de aumentar o tempo disponível de um farmacêutico para quem realmente precisa de uma ajuda farmacêutica. Acreditamos que, com o desconfinamento dos MIPs, as farmácias ganharão um incremento de 40% em vendas”, projeta.
Desconfinamento Regulamentado
O primeiro passo e o maior desafio do projeto é conscientizar as redes de farmácia que os MIPs na área de auto-serviço já estão regulamentados. “Já temos aproximadamente 100 farmácias pelo Brasil que fizeram mudança no Layout. A já temos conversas com outras centenas de farmácias para conscientizá-las quanto ao projeto e do beneficio que ele oferece. E nossa expectativa é que isso vire uma onda”, conta Jaime. O passo seguinte é discutir junto às farmácias, quais categorias escolher para colocar na área de autosserviço. “E a gente tem recomendado as categorias de vitaminas, sais minerais, multivitamínicos e analgésicos, que são categorias onde o impulso no momento da compra ajuda”, finaliza Jaime.
Comentários
Venda de medicamentos, sejam eles polivitaminicos, suplementos e principalmente analgésicos por procura expontânea deveria ser proíbida. Onde ja se viu, um idoso com dores, por exemplo será uma "presa" ainda mais facil desse impulso e "empurramento" de medicamentos pelas farmácias com "má intenção", ou seja só querem vender seja la o que for, e pra quem for, só com intuito de lucro. A Sanofi deveria ser um exemplo contrário a isso, por ser uma empresa confiável, e não ser pioneira nessa prática.