São Paulo chama atenção para a esclerose múltipla

esclerose múltipla

Para estimular o entendimento na sociedade a respeito da esclerose múltipla (EM), doença crônica, autoimune que atinge o sistema nervoso central e afeta mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo, a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME) promove no domingo, 4 de agosto, em São Paulo, mais uma edição do “Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla”, passeio ciclístico que marca o dia nacional pela conscientização da doença, 30 de agosto. A concentração será no ginásio do Club Athletico Paulistano (rua Colômbia, 77 – Jardim Paulista), às 8 horas. Para participar, basta se inscrever no site e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

Em sua quinta edição, o passeio tem como objetivo alertar sobre a esclerose múltipla que, quanto antes for diagnosticada e iniciado o tratamento, mais qualidade de vida e menos sequelas o paciente poderá ter. “Esta é a doença que mais atinge adultos jovens em todo mundo. É incapacitante e tem mil faces: cada indivíduo acaba por desenvolvê-la de uma forma distinta. E só no Brasil são cerca de 40 mil pessoas – muitas ainda sem diagnóstico. Por isso a importância de promover a conscientização sobre esse tema, sempre de forma leve e divertida. O Pedale por uma Causa tem essa função. Nosso desejo é que as pessoas não levem quase seis anos para fechar o diagnóstico, como acontece hoje em dia. É por isso que, neste ano, em 18 cidades, mais de 3.500 pessoas vão levantar cedinho para pedalar por uma causa e divulgar muita informação com qualidade”, conta Gustavo San Martin, fundador da AME.

No ano passado, o passeio foi realizado em 13 cidades e reuniu cerca de 1.800 pessoas, arrecadando 1,5 toneladas de alimentos. Neste ano, pela primeira vez, serão 18 cidades. Todos os mantimentos serão doados às entidades assistenciais locais. O “Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla” terá percurso de 5,2 quilômetros e é aberto ao público, sem restrição de idade.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Pedale por uma Causa – Esclerose Múltipla

Domingo, 4/8, Club Athletico Paulistano (rua Colômbia, 77 – Jardim Paulista)

  • 8h00 – Início da retirada dos Kits
  • 9h30 – Aquecimento para os participantes
  • 10h15 – Início do Pedale
  • 13h00 – Término do Pedale

Inscreva-se pelo site bit.ly/Pedale2019 e conheça as outras cidades que participam este ano.

Saiba mais sobre a esclerose múltipla

Comum e ainda mal compreendida, a esclerose múltipla é uma doença autoimune, inflamatória do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). Crônica e ainda sem cura, pode levar a sintomas que são muito variáveis de uma pessoa para outra e no mesmo indivíduo ao longo do tempo. A EM ocorre mais frequentemente em jovens entre 20 e 40 anos e é duas vezes mais comum em mulheres.

Muitos sintomas são possíveis na esclerose múltipla. Entre os mais comuns, estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).

Como não há um marcador biológico, um exame específico que defina a doença, o diagnóstico se baseia no conjunto de informações clínicas, no exame neurológico do paciente e em exames complementares, como a ressonância magnética.

Quer saber mais? www.amigosmultiplos.org.br/em

Sobre a AME

A AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir para a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida das pessoas com esclerose múltipla, seus amigos e familiares. Somos uma organização sem fins lucrativos que, desde 2012, reúne amigos múltiplos com a missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível. Visite-nos: www.amigosmultiplos.org.br/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob