Segmento de perfumaria e cosméticos deve crescer 11,1% no Dia das Mães

O período que antecede o Dia das Mães deverá ser de muitas vendas para o segmento de perfumaria e cosméticos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), essa fatia do mercado tem previsão de crescimento acima de 11% para a data, movimentando cerca de R$ 1,3 milhões.

Em segundo lugar do ranking dos itens mais procurados, estão os que compõem o varejo de vestuário, calçados e acessórios, habitualmente o carro-chefe do período, que deverá ter aumento de 10,1% nas comercializações. Além destes, os segmentos de móveis e eletrodomésticos e artigos de uso pessoal serão responsáveis por grande parte das vendas, com receitas de R$ 1,6 milhões e R$ 1,4 milhões, respectivamente.

Por outro lado, o varejo de livros e artigos de papelaria sofrerão queda de até 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. “Infelizmente, temos percebido um recuo considerável nos últimos anos na venda desses produtos neste período”, complementa a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

Preço

Já em relação ao preço, os bens e serviços sazonalmente mais demandados no Dia das Mães acumularam variação positiva de 3,5%, ou seja, abaixo da inflação nos últimos 12 meses (4,7%), de acordo com dados mais recentes do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15).

Entre os itens avaliados pela pesquisa, pelo menos sete estão mais baratos este ano: maquiagem (-6,3%), tênis (-2,7%), bolsa (-2,2%), perfume (-2%), roupa feminina (-1,8%), CD e DVD (-1,3%) e aparelho telefônico (-1,3%). Na contramão, estão os livros (+8,8%), eletrodomésticos (+8,7%), máquinas fotográficas (+5,3%), alimentação fora do domicílio (+4,4%), chocolates (+4,1%), entre outros.

Fonte: Gazeta do Cerrado

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