Suresnes (França), 8 de setembro de 2025 – A Servier, um grupo farmacêutico internacional independente governado por uma fundação, anunciou hoje que firmou um acordo definitivo com a Kaerus Bioscience para a aquisição do KER-0193, um tratamento potencial para a síndrome do X frágil (FXS), a causa genética mais comum do transtorno do espectro do autismo (TEA). Esta aquisição demonstra o compromisso da Servier em construir uma franquia de neurologia, expandindo seu pipeline com ativos direcionados a indicações raras para pacientes com alta necessidade não atendida.
O KER-0193 foi descoberto e desenvolvido pela Kaerus Bioscience, uma empresa de biotecnologia com sede no Reino Unido cofundada pela Medicxi em 2016. A Kaerus Bioscience concluiu com sucesso um estudo clínico de Fase 1 do KER-0193 em voluntários saudáveis em março de 2025, que confirmou que o tratamento é seguro e bem tolerado com excelente farmacocinética. Além disso, o KER-0193 recebeu a Designação de Medicamento Órfão e as Designações de Medicamento Pediátrico Raro para o tratamento de FXS pela Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA.
De acordo com os termos do acordo, a Kaerus Bioscience receberá um pagamento adiantado pela venda do KER-0193 e também será elegível para pagamentos de desenvolvimento e ganhos comerciais. O valor total do negócio pode chegar a US$ 450 milhões.
"O KER-0193 é a primeira aquisição de ativos da Servier em neurologia e, portanto, representa um marco significativo em nossa estratégia para 2030, reforçando nosso compromisso de longo prazo em estabelecer uma franquia líder em neurologia focada em doenças raras. Isso reflete nossa determinação em construir um pipeline diferenciado de terapias inovadoras para pacientes com necessidades carentes. Estamos particularmente entusiasmados com o avanço do KER-0193, pois acreditamos que ele é uma promessa significativa para pacientes que vivem com a síndrome do X frágil, uma condição para a qual não existem opções de tratamento aprovadas hoje.
Claude Bertrand, vice-presidente executivo de P&D da Servier
"Acreditamos fortemente no potencial terapêutico do KER-0193 na síndrome do X frágil. O firme compromisso da Servier com a neurologia e as capacidades globais a tornam a parceira ideal para desenvolver ainda mais o KER-0193 para pacientes em todo o mundo."
Dr. Robert Ring, CEO da Kaerus Bioscience
"A Kaerus Bioscience foi criada pela Medicxi para promover uma visão clara do produto para desenvolver uma potencial terapia pioneira na doença para a síndrome do X frágil. Estamos extremamente orgulhosos do progresso científico de ponta alcançado pela equipe da Kaerus sob a liderança do Dr. Ring e entusiasmados com o fato de que este acordo com a Servier acelerará o desenvolvimento do KER-0193, aproximando-nos de garantir que esta nova terapêutica inovadora possa alcançar os pacientes mais necessitados."
Michèle Ollier, Venture Partner e cofundadora da Medicxi
O KER-0193 é um modulador de pequenas moléculas oralmente biodisponível dos canais BK que aborda especificamente a função anormal dos canais BK ligados à causa genética do FXS. Em estudos pré-clínicos, o KER-0193 já demonstrou amplos efeitos terapêuticos na melhora dos déficits comportamentais, sensoriais e cognitivos relevantes para a síndrome. Como parte da estratégia de desenvolvimento, a Servier preparará o lançamento de um ensaio clínico de Fase 2 em 2026 em pacientes com SXF na América e na Europa.
FXS é uma síndrome genética rara do neurodesenvolvimento caracterizada por uma ampla gama de desafios cognitivos e comportamentais. É a causa genética mais comum de deficiência intelectual e a principal forma de transtorno do espectro do autismo (TEA), afetando aproximadamente 1 em 7.000 homens e 1 em 11.000 mulheres em todo o mundo. Atualmente, não há tratamentos aprovados para FXS, que representa aproximadamente 1% dos casos de TEA e deficiência intelectual em todo o mundo.
Comentários