13712309869?profile=RESIZE_584x

 

Suresnes (França), 8 de setembro de 2025  A Servier, um grupo farmacêutico internacional independente governado por uma fundação, anunciou hoje que firmou um acordo definitivo com a Kaerus Bioscience para a aquisição do KER-0193, um tratamento potencial para a síndrome do X frágil (FXS), a causa genética mais comum do transtorno do espectro do autismo (TEA). Esta aquisição demonstra o compromisso da Servier em construir uma franquia de neurologia, expandindo seu pipeline com ativos direcionados a indicações raras para pacientes com alta necessidade não atendida.

O KER-0193 foi descoberto e desenvolvido pela Kaerus Bioscience, uma empresa de biotecnologia com sede no Reino Unido cofundada pela Medicxi em 2016. A Kaerus Bioscience concluiu com sucesso um estudo clínico de Fase 1 do KER-0193 em voluntários saudáveis em março de 2025, que confirmou que o tratamento é seguro e bem tolerado com excelente farmacocinética. Além disso, o KER-0193 recebeu a Designação de Medicamento Órfão e as Designações de Medicamento Pediátrico Raro para o tratamento de FXS pela Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA.

De acordo com os termos do acordo, a Kaerus Bioscience receberá um pagamento adiantado pela venda do KER-0193 e também será elegível para pagamentos de desenvolvimento e ganhos comerciais. O valor total do negócio pode chegar a US$ 450 milhões.

 

 
 
 

O KER-0193 é um modulador de pequenas moléculas oralmente biodisponível dos canais BK que aborda especificamente a função anormal dos canais BK ligados à causa genética do FXS. Em estudos pré-clínicos, o KER-0193 já demonstrou amplos efeitos terapêuticos na melhora dos déficits comportamentais, sensoriais e cognitivos relevantes para a síndrome. Como parte da estratégia de desenvolvimento, a Servier preparará o lançamento de um ensaio clínico de Fase 2 em 2026 em pacientes com SXF na América e na Europa.

FXS é uma síndrome genética rara do neurodesenvolvimento caracterizada por uma ampla gama de desafios cognitivos e comportamentais. É a causa genética mais comum de deficiência intelectual e a principal forma de transtorno do espectro do autismo (TEA), afetando aproximadamente 1 em 7.000 homens e 1 em 11.000 mulheres em todo o mundo. Atualmente, não há tratamentos aprovados para FXS, que representa aproximadamente 1% dos casos de TEA e deficiência intelectual em todo o mundo.

 
 
Fonte: Servier
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob