12131179061?profile=RESIZE_710x

 

O uso da tecnologia impulsiona a transformação do setor farmacêutico, oferecendo soluções inovadoras e estratégicas para enfrentar os desafios atuais

 

Por Carolina Mendonça*

 

No contexto contemporâneo, a presença generalizada da tecnologia tem redefinido os paradigmas do cenário corporativo, com uma influência particularmente marcante no setor farmacêutico. A indústria farmacêutica, outrora caracterizada por um enfoque intensivo em pesquisa e desenvolvimento, tem experimentado uma notável transformação impulsionada pelas inovações tecnológicas.

À medida que a sociedade avança rumo a uma era cada vez mais digital, os agentes do setor farmacêutico têm reconhecido a necessidade de se adaptar e adotar soluções tecnológicas sofisticadas, tornando-se, assim, um ambiente fértil para a incorporação de avanços tecnológicos de ponta.

Além das transformações internas, o setor farmacêutico também se beneficia significativamente da intersecção com o comércio exterior no âmbito tecnológico. Na condição de um setor fortemente dependente das importações, a expansão dos mercados internacionais impulsionou as empresas farmacêuticas a incorporarem processos automatizados e sistemas inteligentes para otimizar suas operações de importação e exportação. A automação de tarefas burocráticas e a implementação de sistemas de rastreamento eficientes não apenas agilizam os processos comerciais, mas também promovem a conformidade regulatória, de modo a facilitar o controle da qualidade e da segurança dos produtos farmacêuticos em circulação.

 

A íntima relação do setor farmacêutico com o Comércio Exterior brasileiro

O setor farmacêutico no Brasil desempenha um papel fundamental no âmbito do Comércio Exterior, caracterizando-se por sua significativa dependência de importações e sua impressionante movimentação financeira que contribui com bilhões de dólares anualmente para a economia do país. De acordo com dados oficiais do Ministério da Economia, em 2021, foram importadas 52.463,38 toneladas de medicamentos no país, representando um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Além disso, naquele período, o varejo farmacêutico experienciou um crescimento expressivo de 12% no ano.

Esses números refletem a relevância do setor farmacêutico nas transações comerciais do Brasil, consolidando-o como um dos principais segmentos de importação e reforçando sua contribuição para o cenário econômico nacional. Nesse contexto de necessidade de importar insumos e medicamentos, a tecnologia pode se tornar uma valiosa aliada na otimização dos processos relacionados à importação, impulsionando ainda mais a expansão desse setor estratégico.

Por meio da incorporação de avanços tecnológicos, como sistemas de gerenciamento de cadeias de suprimentos, plataformas de comércio eletrônico e soluções de análise de dados, as empresas farmacêuticas brasileiras têm alcançado melhorias significativas em eficiência operacional, velocidade de processamento e controle de qualidade. Essa sinergia entre tecnologia e Comércio Exterior não apenas agiliza as operações de importação, mas também fortalece a competitividade do setor, garantindo o suprimento de medicamentos e produtos farmacêuticos essenciais para a população e impulsionando o desenvolvimento econômico do país.

 

Produtividade e segurança nas operações de Comércio Exterior

A implementação de tecnologias inovadoras no setor farmacêutico tem impactos notáveis na produtividade e segurança das operações de Comércio Exterior. A adoção de soluções tecnológicas avançadas ajuda a garantir a conformidade regulatória em todas as etapas, desde a produção até a distribuição internacional. O intercâmbio de dados em tempo real facilita a troca de informações entre os atores da cadeia logística, promovendo transparência e agilidade nas operações.

É importante ressaltar que as empresas farmacêuticas só obtêm autorização para realizar operações de importação mediante o cumprimento integral de uma série de normas instituídas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Dessa forma, a combinação entre tecnologia e Comércio Exterior fortalece a conformidade regulatória, garantindo a segurança e eficácia dos produtos, além de reforçar a confiança dos diversos envolvidos na cadeia de suprimentos farmacêutica.

Por fim, as empresas desse setor têm muito a ganhar ao explorar o potencial estratégico oferecido pela tecnologia em suas atividades comerciais internacionais. Adquirir um posicionamento altamente competitivo com redução de custos em um mercado globalizado e em constante evolução exige que as empresas reconheçam as oportunidades e adotem as tecnologias emergentes como aliadas indispensáveis para impulsionar seu crescimento e alcançar o sucesso almejado. Nesse ponto, é imperativo que as empresas do setor contem com o apoio de um software desenhado especificamente para atender as demandas do setor farmacêutico, de modo a facilitar e agilizar os processos de importação. Logo, não há dúvidas: a tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas que atuam no setor farmacêutico.

 

*Carolina Mendonça, Executiva de Vendas na eCOMEX NSI.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob