Analistas concordam que é improvável que outro concorrente da Shire apareça neste momento. (Condado)
Para adquirir a Shire, a japonesa Takeda vai ceder 30,33 dólares por ação em dinheiro e completar com a aquisição de novas ações ou através de instrumentos como os ADS (American Depositary Share) que são negociados nos EUA, avaliando a farmacêutica britânica em 46 bilhões de libras (64 bilhões de euros).
Após uma quinta oferta de compra da Takeda, a Shire informou que a farmacêutica japonesa finalmente desembarcou em uma proposta que vale a pena recomendar aos acionistas. É uma oferta de dinheiro e ações atualmente avaliada em US$ 64 bilhões, cerca de US$ 4 bilhões a mais que sua primeira oferta.
O acordo ainda precisa ser aprovado pelos dois conselhos e está sujeito à devida diligência. O conselho de aquisições do Reino Unido, que tem regras rígidas para o momento e a divulgação das ofertas, estendeu o prazo até 8 de maio para finalizá-lo.
style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-6652631670584205"
data-ad-slot="1871484486">
O interesse do negócio prende-se com a produção de medicamentos para doenças raras, que permitem arrecadar maiores receitas do que os tratamentos de rotina, explica a Bloomberg.
Esta é a maior aquisição estrangeira feita por uma empresa japonesa, e como tal tem potencial para alterar a estrutura do mercado farmacêutico: a Takeda poderá competir com empresas como as americanas Abvvie e Pfizer.
Especula-se que esta última empresa possa também aventurar-se em novas aquisições, numa altura em que não tem obtido sucesso na venda da respetiva unidade de saúde, com a qual pretendia arrecadar 20 bilhões de dólares.
Fontes: Jornal de Negócios(Portugal) e Fierce Pharma
Comentários