Imagem: divulgação
Projeto brasileiro foi escolhido entre mais de 50 inscrições e terá a oportunidade de realizar parcerias com a Takeda
A biofarmacêutica Takeda anuncia o vencedor do Desafio de Inovação Digital na Dengue. A iniciativa convidou startups e scale-ups do Brasil e da América Latina a apresentar soluções inovadoras para melhorar a prevenção e reduzir o impacto da dengue, por meio de educação e conscientização sobre a doença.
Entre mais de 50 inscrições, o Sisvector, que é capitaneado por pesquisadores da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), foi o projeto escolhido. Com isso, terá a oportunidade de negociar contratos com as unidades de negócios da Takeda na América Latina e ao redor do mundo.
“Com o Desafio de Inovação Digital da Dengue da Takeda América Latina, nosso objetivo consiste em fomentar iniciativas inovadoras para melhorar a conscientização e a prevenção da dengue. Ter um vencedor brasileiro também é um marco, já que estamos enfrentando neste ano a pior epidemia de dengue da história no país. Precisamos nos unir nessa jornada de combate à doença”, afirma José Manuel Caamaño, presidente da Takeda Brasil.
O Sisvector é um sistema de informação e monitoramento do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika. O dispositivo serve para apoiar as autoridades de saúde no trabalho do controle vetorial por meio da inversão do processo de coleta das informações em que se busca uma inteligência territorial. A tecnologia permite a configuração de territórios e imóveis a serem inspecionados, por meio de dados cadastrais e de geolocalização, com coordenadas e polígonos nos mapas.
“É gratificante ter nosso projeto como vencedor e, consequentemente, ter a oportunidade de poder contribuir com a prevenção e combate de uma doença que está tão em voga. A iniciativa da Takeda poderá prover o apoio necessário para execução de projetos de grande porte como este de enfrentamento das arboviroses”, destaca Daniel Cardoso, CEO da Sisvector.
O Desafio de Inovação Digital Dengue na América Latina é o primeiro Desafio de Inovação Aberta lançado pela Takeda sobre dengue e será um modelo para executar iniciativas semelhantes em outras regiões endêmicas, como o Sudeste Asiático.
Fonte: Assessoria de Imprensa Takeda
Comentários