Polícia investiga fraude em três lotes de medicamento de combate ao câncer (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Delegacia do Consumidor (Decon), instaurou inquérito para apurar eventual crime contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Pacientes estranharam o produto e denunciaram; três lotes estão sob investigação.
Por G1 RS
Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga uma suposta fraude envolvendo três lotes de uma medicação de combate ao câncer. A suspeita é que o medicamento Sutent 50mg, do fabricante Pfizer, tenha sido falsificado, e que lotes apresentando três códigos não sejam autênticos: 985EE; 986EE e 987EE.
Nesta sexta-feira (23), o delegado Rafael Liedtke, da Delegacia do Consumidor (Decon), instaurou inquérito para apurar eventual crime contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Segundo ele, a suspeita surgiu depois que pacientes perceberam algumas falhas e denunciaram.
"Se viu uma falsificação grosseira no produto. A bula é um xerox, tem erro de português na embalagem, então aparentemente é falsificação mesmo", detalhou ao G1.
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">O medicamento Sutent 50mg é fornecido a pacientes em tratamento contra o câncer por planos de saúde e pelo SUS. No entanto, de acordo com o delegado, ainda não é possível saber o alcance da suposta fraude.
"A preocupação principal é essa, a gente teme que haja esse medicamento nos hospitais gaúchos, e por enquanto a gente não consegue saber o alcance disso", explicou.
Conforme a promotora Caroline Vaz, coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor, a Pfizer, uma empresa farmacêutica multinacional, já informou que não produziu lotes do medicamento com aquela numeração. "Foi questionado à fabricante que já disse que aqueles lotes não existem", afirmou.
"O alerta é importante porque as pessoas podem estar tomando um remédio que não tenha efeito nenhum", frisa a promotora.
As instituições orientam a quem tenha comprado a medicação Sutent 50mg de algum dos três lotes investigados que procurem a Secretaria Estadual da Saúde. É necessário que os produtos sejam entregues para perícia.
A Secretaria Estadual da Saúde fica na Avenida Ipiranga, n° 6113. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Comentários