SUS: Conitec aprovou Zolgensma para tratamento da AME

Ver a imagem de origem

A Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde (Conitec) emitiu parecer favorável à incorporação do medicamento Zolgensma para o tratamento da AME no SUS. A informação foi confirmada neste sábado, dia 3, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, via redes sociais. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o ministro, a recomendação da Conitec é que o medicamento seja usado para tratar crianças com até 6 meses de vida diagnosticadas com Atrofia Muscular Espinhal (AME) do tipo I e que estejam fora de ventilação evasiva acima de 16 horas por dia.

O Zolgensma (onasemnogeno abeparvoveque-xioi), fabricado pela Novartis, se une ao Spinraza (nusinersena), da Biogen; e ao Evrysdi (risdiplam), da Roche, ambos já incorporados ao sistema de saúde.

A AME é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

Varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas.

Os principais sinais incluem perda do controle e de forças musculares; incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção; incapacidade/dificuldade de engolir; incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça; e incapacidade/dificuldade de respirar.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob