Takeda abandona candidatos ao câncer de seu pipeline

12189243677?profile=RESIZE_710x

A visão da Takeda de se tornar líder em oncologia teve mais problemas na quinta-feira, quando a farmacêutica retirou uma imunocitocina de fase intermediária e três perspectivas de terapia celular CAR-T em estágio inicial de seu pipeline de P&D.

Sob o comando do CEO Christophe Weber, a Takeda trabalhou para se estabelecer como líder em oncologia. Mas, como o executivo disse em uma teleconferência de resultados trimestrais com investidores, a empresa "teve algumas vitórias (...) [e] alguns contratempos." Os resultados trouxeram notícias de mais contratempos, com a Takeda usando a atualização para revelar que deixou cair uma série de candidatos ao câncer liderados pelo alfa modakafusp.

Anteriormente conhecido como TAK-573, modakafusp alfa consiste em duas moléculas de interferon alfa-2b fundidas a um anticorpo monoclonal anti-CD38. A ideia era ativar células imunes inatas e adaptativas – ao mesmo tempo em que impedia diretamente a proliferação de células de mieloma múltiplo – por meio da sinalização de interferon direcionada.

A Takeda começou um ensaio de fase 1/2a da combinação Darzalex há um ano, somando-se à lista de estudos realizados em apoio à imunocitocina, mas agora desistiu do programa. Andrew Plump, M.D., Ph.D., presidente de P&D da Takeda, explicou a decisão na teleconferência com investidores.

"Esta é uma decisão estratégica baseada em uma série de fatores, incluindo o conjunto de dados existente, o cenário de tratamento de mieloma múltiplo em rápida evolução e os longos prazos de desenvolvimento", disse o chefe de P&D.

A Takeda empurrou o modakafusp alfa para fora da porta como parte de uma limpeza de tubulação que também atingiu três candidatos autólogos da fase 1 do CAR-T. Dois dos prospectos, GPC3-targeted TAK-102 e mesothelin-directed TAK-103, estavam em desenvolvimento em tumores sólidos. O terceiro ativo, TAK-940, foi um programa de parceria do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, dirigido por CD19, que usou o domínio 1XX para tentar aumentar a eficácia.

Embora a Takeda tenha eliminado uma série de candidatos ao câncer, Plump disse que a empresa "continua comprometida com a oncologia e continuará a desenvolver terapias em tumores hematológicos e sólidos". O chefe de P&D destacou o inibidor de SUMO subasumstat, um par de agonistas STING e dois engagers de células T da aquisição da Maverick Therapeutics como candidatos a serem observados.

Plump também citou a nomeação de PK Morrow, que se juntou a Takeda da CRISPR Therapeutics no mês passado, como um impulso para a unidade de oncologia. Morrow tornou-se chefe da unidade de área terapêutica de oncologia na Takeda, tendo trabalhado anteriormente como diretor médico da CRISPR, e ocupou vários cargos na Amgen.

O abate de pipeline da Takeda também afetou ativos fora da oncologia. A farmacêutica removeu três candidatos a medicamentos de fase 2, ou seja, o ativo de doença rara TAK-611 – que foi reprovado em um teste no ano passado –, o prospecto da doença de Parkinson TAK-071 e a molécula de depressão TAK-041. Na fase 1, a Takeda suspendeu os tratamentos para a doença de Alzheimer e náuseas, bem como uma candidata a vacina contra zika.

Em meio às mudanças, a Takeda aumentou seus gastos em pesquisa e desenvolvimento em 7,3%, embora o diretor financeiro Costa Saroukos tenha dito que isso "reflete algum faseamento", e a empresa ainda está visando um aumento de um dígito médio ao longo do ano. Saroukos fez o comentário sobre o que parece ser sua última teleconferência de resultados trimestrais como CFO da Takeda.

Milano Furuta, presidente da unidade de negócios farmacêuticos da Takeda no Japão, está se preparando para assumir o cargo de CFO em abril. Saroukos está saindo porque "depois de 20 anos trabalhando no exterior, estou pronto para voltar para a Austrália para estar mais perto da minha família", disse o CFO cessante aos investidores.

 

Fonte: Fierce Biotech

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob